sexta-feira, 30 de abril de 2010

Riscos das chapinhas de cabelo

Em menos de um ano Pernambuco registrou duas mortes de jovens por acidente de consumo durante uso de chapinha para alisar o cabelo. O último caso ocorreu no último dia 28 de abril, quando Thais Delponde Oliveira , de 21 anos, morreu em Petrolina, Pernambuco, vítima de choque elétrico causado por uma prancha para alisar cabelo. A PROTESTE tem alertado para a falta de segurança desses produtos, que têm sido eliminados nos testes feitos pela Associação.
A última análise da PROTESTE foi divulgada em abril do ano passado. A falta de segurança elétrica e térmica eliminou cinco de seis chapinhas testadas, por acarretar risco aos consumidores. Apesar de notificação às autoridades nada foi feito. Os aparelhos perigosos continuam no mercado.
A Proteste não tomou conhecimento da marca do produto utilizado pela jovem que foi vítima desta vez, e aguarda mais informações para avaliar se configura-se acidente de consumo, aquele em que apesar do produto ser usado de forma adequada, provoca danos a saúde e segurança do consumidor por apresentar defeito.
fonte:imprensa@proteste