De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em março de 2010 cresceu 18,3% em relação a fevereiro. Tal resultado fez o indicador atingir, em março de 2010, patamar recorde desde janeiro de 2007, mês em que o indicador passou a ser calculado, superando o valor máximo anteriormente registrado, em maio de 2008. Procura por crédito cresceu mais na baixa renda e no Nordeste.
Segundo os economistas da Serasa Experian, além da quantidade maior de dias úteis em março de 2010 contra fevereiro deste mesmo ano (23 contra 18), os consumidores aproveitaram o último mês de vigência do IPI reduzido em determinados produtos (automóveis, móveis e linha branca), visando adquirir estes itens, preponderantemente comercializados via crédito. Além disto, a atual conjuntura favorável da inadimplência do consumidor e da evolução da massa real de rendimentos também constituem alavancas importantes para o crescimento vigoroso do crédito, observado já há alguns meses.
Em relação a março de 2009, a demanda do consumidor por crédito avançou 32,5% (recorde histórico em termos de taxa anual de crescimento), não apenas em função do bom momento atual do crédito ao consumidor, mas também em decorrência da base bastante enfraquecida de comparação - o nível da procura do consumidor por crédito registrara, em março de 2009, o menor nível para um mês de março desde 2007.