terça-feira, 13 de abril de 2010

Pressa no financiamento de automóveis pode custar caro

Pesquisa sobre financiamento de veículos realizada pela PROTESTE Associação de Consumidores constatou que no banco, negociando bem as taxas, o custo pode sair mais em conta do que a compra na concessionária. E que a venda de carros a prazo sem juros só se aplica para modelos mais caros e em condições muito específicas. O juro zero da porpaganda não significa custo zero.
Pesquisar bem antes da compra pode ser um bom negócio para economizar juros e taxas. Compradores muito ansiosos podem ser prejudicados ao comprar por impulso. A indicação da PROTESTE é comparar o Custo Efetivo Total (CET), que inclui todos os custos do financiamento) em diferentes estabelecimentos e comprar as diversas modalidades.
Os melhores CETs foram encontrados nos bancos e não nas concessionárias. O CET para financiamento via Crédito Direto ao Consumidor (CDC) de um carro de R$ 25 mil a ser pago em 24 vezes com 40% de entrada, variou entre 23 e 42% nas concessionárias. Já nos bancos, o CET para CDC de um carro de R$ 27 mil a ser pago nas mesmas condições variou entre 19 e 39%.