quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cirurgia para Aumento dos seios X Câncer de mama

A mamoplastia de aumento, o famoso implante de silicone já foi realizada por mais de dois milhões de mulheres em todo o mundo, e a maioria delas têm necessidades puramente estéticas.
São vários os motivos que levam uma mulher a realizar uma cirurgia para aumento das mamas: está descontente com os seus seios porque são pequenos, são desproporcionais em relação ao corpo ou cada seio tem um tamanho diferente e também por motivos de reconstrução devido a doença ou acidente. De acordo com o Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery, em cerca de 80% dos casos não há nenhuma necessidade médica e as pacientes buscam apenas mudanças na aparência. Os outros 20%, indiretamente, também intentam melhorias estéticas, mas se referem às cirurgias de reconstrução, pós-tratamento para o câncer mamário.
Ao pensar em colocar a prótese, uma das maiores dúvidas que as mulheres têm é se ela pode levar ao câncer de mama. A doença é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, com cerca de 50 mil novos casos por ano no Brasil e uma incidência estimada em 51 casos a cada 100 mil mulheres. Dra. Cristiane Mendes, médica que atua no diagnóstico por imagem e intervenção em mama no Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA, explica que não há nenhuma comprovação científica entre colocação de implantes mamários e aumento do risco de câncer de mama, mas orienta as mulheres que venham a fazer esta cirurgia estética, que procurem conversar com o médico responsável sobre a melhor forma de colocação da prótese.