quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cuidados com consumo excessivo de chocolates na Páscoa


Com a proximidade da Páscoa muitas pessoas acabam consumindo uma quantidade excessiva de chocolate. Crianças e diabéticos podem ser as maiores vítimas do doce. Por isso, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) oferece algumas dicas para que os deliciosos chocolates não provoquem danos à saúde.
O chocolate é um alimento nutritivo e não precisa ser excluído da dieta alimentar. Porém, também é rico em gorduras e deve ser consumido com moderação. A nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Viviane Chaer Borges, explica que não há um consumo mínimo recomendado e que a quantidade de calorias depende do tipo de ovo de Páscoa. De acordo com a especialista, o campeão em calorias é chocolate branco, além dos ovos ao leite com oleaginosas, nozes ou castanhas: cem gramas têm cerca de 560 calorias. Já o chocolate meio amargo é o que conta com menores índices de caloria, com cerca de 475 calorias por cem gramas.
Crianças e adultos podem sofrer consequências desagradáveis se exagerarem no consumo de ovos de Páscoa. Os casos mais comuns são de desconforto e desarranjo intestinal, podendo ocorrer também alterações transitórias no valor das gorduras e glicemia sanguíneas além do aparecimento de acne. Normalmente, o consumo moderado não traz estes inconvenientes.