sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dengue: ameaça para São Paulo


Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde dos 96 distritos da capital, três correm risco de surto de dengue e outros 29 estão em alerta. É algo assustador, pois a dengue pode matar se não for diagnosticada a tempo.
Nesta época de muitas chuvas – chegamos a ter quase 50 dias chovendo sem parar – é bastante propício para a proliferação das larvas, já que água parada é o criadouro do mosquito.
A água parada a gente pode encontrar nas calhas das casas, nas garrafas pet e de vidro e nos pneus. Por este motivo é extremamente importante manter as calhas limpas, as garrafas e os pneus guardados em local coberto e bem longe das chuvas.
Além disso, outros locais ideais para virar criadouro são: caixas d’água destampadas, piscinas e vasos – tipo xaxim. Nestas férias fez muito calor e é natural que muita gente montou aquelas piscinas de plástico para a brincadeira da criançada. Porém é preciso ficar atento com a água parada. De um dia para o outro tudo pode acontecer.
A Prefeitura está fazendo a parte dela enviando agentes de saúde casa a casa verificar os problemas e aplicar os produtos químicos para acabar com as larvas. No entanto, a gente também tem de fazer a nossa parte. Se vir um terreno sujo, com mato e cheio de água, ligar para a Subprefeitura, denunciar e exigir uma limpeza rápida.
Ao mesmo tempo limpar as calhas e outros objetos com escovas e esfregar bem para eliminar os ovos do mosquito Aedes Aegypti.
Se cada um fizer a sua parte, a Dengue deixará de ser uma ameaça.
As coordenações da Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Marília, interior de São Paulo, informaram na ultima quinta-feira(1) que foram confirmados mais 17 casos de dengue na cidade, sendo todos autóctones (contraídos no município), com isso já totaliza 347 casos de Dengue, agravando a epidemia.