terça-feira, 13 de abril de 2010

PREÇOS: alta de 2,17% na primeira quadrissemana de abril

Brasília - O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 2,17% na primeira quadrissemana de Abril, afirmam José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves, Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola - IEA/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas foram: feijão (60,71%), banana nanica (55,81%), tomate para mesa (19,04%), algodão (6,96%) e carne suína (4,91%).
Os preços baixos obtidos pelos produtores paulistas de feijão, durante o ano de 2009 e o primeiro bimestre de 2010, desestimularam o plantio da safra da seca, o que vem provocando aumento em suas cotações nos meses de março e abril.
Os preços da banana nanica encontram-se dentro da variação estacional padrão. O aumento reflete a diferença entre os baixos preços alcançados durante o verão e o estímulo nos preços provocados pela expansão do consumo. O tomate para mesa, depois do acelerado movimento de alta nos preços ocorrido na primeira metade de março, provocado pelo clima excessivamente chuvoso, apresenta redução do ritmo de evolução de suas cotações. No caso do algodão, os preços internacionais dispararam dada a redução dos estoques, com o que os preços internos subiram mais que a valorização cambial. A oferta menor que o consumo da agroindústria têxtil brasileira deverá manter viés de alta para os preços da pluma nos próximos meses.
A carne suína, que apresentava resultados pouco animadores, após a redução dos plantéis de muitos produtores, vê seus preços em ascensão, no último mês, a partir da retomada dos contratos internacionais.
Os produtos que apresentaram as maiores quedas foram: laranja para indústria (10,21%), laranja para mesa (8,81%), arroz (8,66%), carne de frango (6,13%) e soja (5,58%).