A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) quer implantar lanchonetes nos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que ofereçam produtos com preços compatíveis aos da média do mercado fora dos terminais. A empresa publicou na quarta-feira (1º), no Diário Oficial da União, o edital de concessão de uma lanchonete no Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena, no Paraná, que servirá de teste para as futuras licitações.
A novidade da disputa no aeroporto de Curitiba está nos preços de 15 produtos, que terão um valor máximo a ser cobrado dos passageiros e usuários. O pão de queijo (porção de seis unidades), por exemplo, deverá ser vendido pelo preço máximo de R$ 3. O objetivo da Infraero é estimular a concorrência entre os estabelecimentos que atuam no aeroporto. Para estabelecer os valores máximos a serem cobrados, a Infraero fez uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos de alimentação nas cidades de São José dos Pinhais e de Curitiba. “Com uma média dos valores, fechamos a relação de preços máximos a serem oferecidos aos clientes”, explicou o diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves.
A nova loja conta com 34 metros quadrados (m²) e está localizada no terraço panorâmico do aeroporto. Os interessados deverão participar de um pregão presencial, que será aberto no próximo dia 14. Vence o concorrente que oferecer o maior valor de aluguel pelo espaço. De acordo com a Diretoria Comercial da Infraero, essa licitação será um teste para outros processos. “A Infraero pretende contar com pelo menos uma lanchonete desse tipo em cada um dos aeroportos da Copa”, afirmou Neves. Ele explicou ainda que esse modelo não deverá ser adotado em Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Brasília em função do processo de concessão desses aeroportos.
Pelo planejamento da Infraero, a nova lanchonete do Aeroporto Afonso Pena deverá entrar em funcionamento a partir de maio.
Fonte:
Portal da Copa