segunda-feira, 29 de março de 2010
Páscoa embala otimismo dos supermercados
Embaladas pelo faturamento recorde obtido no ano passado, o segmento de supermercados seguem otimistas e apostam num crescimento entre 7% e 8% para a Páscoa deste ano. A data é considerada a segunda mais importante no ano para o setor,ficando atrás apenas das festas de fim de ano.
Nem mesmo o aumento dos preços dos ovos de Páscoa vão prejudicar o desempenho do setor. O chocolate ficou cerca de 5% mais caro em função do reajuste do custo do cacau e do açúcar.
No entanto, outros produtos bastante procurados nesta época, como o azeite e o bacalhau, não tiveram seus valores alterados, nem mesmo após a recente alta do dólar. “As mercadorias foram compradas com antecedência e isso não deve afetar o preço para o consumidor, por enquanto.”
O aumento nos preços teve interferência de fatores inesperados, como as fortes chuvas em relação aos produtos hortifrutigranjeiros, mas não colocam em risco a previsão de que o mercado paulista de supermercados cresça de 8% a 10% em 2010.
A expectativa do setor é de que o crescimento econômico neste ano continue impulsionando o consumo do brasileiro, principalmente das classes C e D.