sábado, 27 de março de 2010

Marília vive terceira e mais grave epidemia de dengue da história

Os 17 casos de dengue confirmados ontem em Marília elevam para 303 as ocorrências da doença confirmadas através de realização de exame laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), somente este ano no município. No entanto, a situação epidêmica passou a ser considerada muito antes dos 300 casos, segundo afirmou o coordenador da Divisão de Zoonoses da secretaria municipal da Saúde, Lupércio Garrido. “O número de casos de dengue confirmados em Marília que serve de referência para se considerar uma epidemia é 300, mas há algum tempo já estamos nesta situação. Temos que considerar que um grande número de pessoas tem dengue de forma assintomática , então podemos considerar um número de maior de pessoas infectadas.”

Embora o Ministério da Saúde (MS) - que fornece os kits de exame - tenha como protocolo parar de realizar exames para confirmação da doença quando é confirmada a situação epidêmica, de acordo com Garrido, a Prefeitura de Marília pretende comprar os kits e dar continuidade à pesquisa. “Precisamos saber se as pessoas realmente estão com dengue para sabermos em que locais da cidade devemos promover ações decombate.”

Em Marília, a maior concentração de pacientes que tiveram ou estão com a doença é nas regiões Norte e Oeste. Dos casos confirmados, 16 são autóctones (contraídos no município) e um importado (contraído em outro município). Entre os pacientes estão três moradores no bairro Jardim América (zona Oeste), dois do bairro Chico Mendes (zona Oeste), duas pessoas do bairro Alto Cafezal (região central), uma do Jardim Bandeirantes (zona Oeste), uma pessoa da Vila São Miguel (zona Norte), um morador no Parque dos Ipês (zona Sul), um do Jardim Aeroporto (zona Leste), quatro do Parque das Nações e um do Jardim Santa Antonieta (estes dois últimos localizados na região Norte da cidade). O caso importado é de um morador no bairro Castelo Branco, que viajou para Santos, município do litoral paulista.

fonte: Correio Mariliense