quarta-feira, 31 de março de 2010

Campanha Hipertensão Arterial "Eu sou 12 por 8”


No ultimo sábado (27), o programa de TV Saúde Marília da Unimed, apresentado pelo Dr. Milton Marchioli, entrevistou o Dr. Paulo Celso dos Santos Moreira, médico cardiologista que falou sobre a campanha que será realizada mundialmente nos dias 26 e 27 de abril de 2010, que tem como slogan “Eu sou 12 por 8. A campanha será amplamente divulgada em mídias e contará com uma série de eventos para informar e conscientizar a população sobre a importância de manter a pressão estabilizada.
A hipertensão arterial é considerada um importante fator de risco para doença aterosclerótica, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Sabendo-se que as doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar em causas de morte no Brasil, dá-se reconhecimento à hipertensão como importante problema de saúde pública.
A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas, é responsável por 47% dos infartos, 54% dos AVCs (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal. A hipertensão mata 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo que mais da metade das vítimas têm entre 45 e 69 anos. Nesta última década, a hipertensão não tratada já fez mais de 70 milhões de vítimas fatais. O mais grave é que apenas um brasileiro em cada quatro sabe que tem a doença e dos que sabem, poucos se tratam. A hipertensão não apresenta sintomas. No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão.