terça-feira, 23 de março de 2010

Ortopedista alerta sobre lesões no joelho de jovens

As patologias do joelho podem ter diferentes sedes anatômicas, e atingirem diversas faixas etárias, assim como serem causadas pelos mais diferentes fatores, como traumas esportivos, acidentes domésticos, doenças orgânicas e doenças degenerativas. O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e uma das mais lesionadas. A estrutura óssea é formada pela extremidade distal do fêmur (osso da coxa), pela extremidade proximal da tíbia (osso da perna) e pela patela (rótula). O joelho também contém fortes ligamentos que estabilizam a articulação, evitando movimentos anormais, auxiliados pelos meniscos (em número de 2: um interno ou medial e outro externo ou lateral), que além de estabilizarem o joelho, servem também como amortecedores das cartilagens. Estas, por sua vez, absorvem os impactos e choques.
Para o Prof. Dr. Marcos Henrique Ferreira Laraya, médico ortopedista e presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Exercício e Esporte, o número de lesões vem se agravando a cada dia mais em crianças entre 10 e 15 anos. Segundo o especialista em ortopedia, crianças que praticam esporte em excesso estão apresentando problemas cada vez mais graves no joelho, " no país não existe uma estatística fidedigna de lesões no joelho em crianças" afirma Laraya. Os atletas de finais de semana são os principais candidatos às lesões dos meniscos na população jovem, finaliza o médico ortopedista.
Para o professor na area de ortopedia da Famema(Faculdade de Medicina de Marilia), mulheres são mais vulneráveis as lesões, mas a atividade agressiva e condenavel muitas vezes com apoio dos próprios pais, vem levando crianças e jovens a comparecerem com mais frequência clínicas de ortpedia.