Um dos maiores estudos já realizados sobre câncer de bexiga foi publicado neste mês no Journal of the American Medical Association – uma dos principais revistas cientificas da classe médica internacional - afirma que existe uma importante associação entre o câncer de bexiga e tabagismo. O levantamento foi elaborado a partir de um questionário realizado entre 1995 e 2006 com mais de 450 mil pessoas em um estudo sobre saúde e dieta nos Estados Unidos. A pesquisa apontou que 65% dos casos em homens e 30% dos casos em mulheres estão relacionados ao tabaco.
Cerca de 350 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de bexiga no mundo anualmente. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2009, o número foi de cerca de 13mil novos casos.
Um dos principais sintomas que pode indicar a doença é o sangue na urina. Em outros casos, o tumor pode se apresentar na forma de problemas urinários como: ardência ao urinar, aumento na frequência urinária e dor na vesícula.
Atinge principalmente pessoas com idade acima dos 40 anos, e, além do cigarro, antecedente familiar da doença e infecções podem ser fatores de risco para o surgimento do câncer de bexiga.
fonte maxpress