quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alta da inadimplência dos consumidores reforça sinais de esgotamento

A diminuição do ritmo da inflação, a rodada de renegociações salariais de importantes categorias profissionais neste segundo semestre, o patamar baixo, em termos históricos, do desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento dos consumidores contribuirão para diminuir a intensidade e a duração da tendência de aumento da inadimplência dos consumidores. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor cresceu 0,3% em junho de 2011, a menor variação dos últimos 11 meses, atingindo o patamar de 102,1.
A provável interrupção das altas da taxa Selic, em função do agravamento do quadro externo, salientam os economistas da Serasa Experian, ajuda para o não encarecimento adicional das dívidas, reforçando o cenário de esgotamento do ciclo de elevação da inadimplência dos consumidores. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 1,7% em junho de 2011, o oitavo crescimento mensal consecutivo, atingindo o nível de 101,8. Como pela sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, o comportamento recente do indicador sinaliza que a inadimplência das empresas deverá manter trajetória de elevação neste segundo semestre de 2011. Os sinais cada vez mais visíveis de desaceleração do ritmo do crescimento econômico, sobretudo no setor industrial, e os juros mais elevados, tenderão a pressionar o caixa das empresas, colocando dificuldades à concretização dos seus pagamentos em dia.
Além disto, a deterioração do quadro externo exercerá impactos adicionais adversos, especialmente nos setores mais expostos à dinâmica do comércio internacional, observam os economistas da Serasa Experian.
fonte Serasa Experian