terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atividade industrial tem crescimento leve de 0,3% em julho

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou crescimento leve de 0,3% em julho sobre junho, na série com ajuste sazonal. Sem o ajuste, o índice foi de 0,6% na comparação com o mês anterior. Apesar do aumento, o resultado não compensa a queda observada em junho, como também não alterna o quadro de letargia que a atividade industrial paulista vem apresentando desde março de 2011.
Segundo o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, o relatório apresenta “mais do mesmo”. “Isso porque o que se ganha em um mês, perde-se no outro e fica tudo praticamente no zero”, explica. “O resultado de 0,6% é medíocre. É o pior valor de julho dos últimos tempos. Apenas em 2006 é possível encontrar um paralelo.” No acumulado de 12 meses, o nível de atividade da indústria foi de 3,5%. De janeiro a julho de 2011 o índice acumula variação positiva de 2,5% em relação ao mesmo período de 2010. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) registrou aumento de 0,5% se comparado ao mês anterior, saltando de 83 para 83,1, com ajuste sazonal. Já as Vendas Reais e as Horas Trabalhadas na Produção apresentaram queda de 0,3%, na mesma base de comparação.
Dos setores avaliados pela pesquisa, destacam-se ganhos em:
- Fabricação de artigos de borracha e plástico, com avanço de 1,6% sobre junho, em termos ajustados;
- Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos, com aumento de 0,6% na comparação de julho contra junho.
O setor de Celulose, Papel e Produtos de papel apresentou variação negativa de 0,6% na leitura mensal. “(Este) setor está em queda anunciada”, adverte o diretor do Depecon. “Seu desempenho encontra-se abaixo do INA.”
fonte Fiesp