quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Importância do Aleitamento Materno

O leite materno é o alimento mais importante para o bebê, e é essencial que esse ato seja mantido nos 06 primeiros meses de vida, como único alimento. O alimento contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas que são fundamentais para o organismo da criança, além de beneficiar os laços entre a mãe e a criança.
Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, o desmame continua precoce em nosso país, sendo que apenas 6% das crianças brasileiras são amamentadas exclusivamente até 2 meses de vida.
Para Ângela Alessandra Serpa, enfermeira-chefe do Hospital San Paolo, o leite materno proporciona melhor qualidade de vida ao bebê. “O aleitamento materno oferece ao bebê anticorpos que fortalece seu sistema imunológico. Assim, reduz a possibilidade de que a criança contraia algum tipo de infecção, por exemplo”, afirma ela.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 40% das crianças menires de 06 meses em todo mundo são alimentadas exclusivamente com leite materno. “Isso é comum porque algumas mulheres ainda crreem em alguns mitos que não inverídicos, e, com isso, esquecem do quão importante esse ato é para o bebê”, ressalta a enfermeira Ângela. Durante essa semana é comemorada em todo mundo a Semana do Aleitamento Materno, com o objetivo de mostrar a importância dessa atitude e desmistificar algumas crenças.
fonte maxpress