quinta-feira, 4 de agosto de 2011

São Paulo teve recorde de frio dos últimos 8 anos

A forte massa de ar polar que atua no Brasil derrubou as temperaturas de Sul a Norte do país nesta quinta-feira, inclusive com valores negativos no Sul e até mesmo no Sudeste. Por volta das 7h da manhã, fazia -5,3°C em Urubici, -2°C em São Joaquim e -0,6°C em Caçador, todas no estado catarinense; -1,1°C em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul; -0,1°C em General Carneiro, no Paraná; -0,8°C em Rancharia e -0,4°C em Campos do Jordão, ambas em São Paulo. Na capital paulista, a temperatura chegou a 6ºC no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Segundo medições oficiais do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), essa foi a temperatura mais baixa do ano, com apenas 0,1°C a menos que o recorde anterior, registrado no dia 28/06/2011. Esse também foi o menor valor registrado desde 2003, quando a mínima foi de 5,9°C em 18/08/2003.
Mas, por conta dos ventos fortes ainda gerados por um ciclone extratropical, a sensação térmica ficou negativa por alguns momentos. No aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, a sensação chegou a -0,1°C por volta das 4h da madrugada.
De acordo com os meteorologistas da SOMAR, mesmo com o tempo aberto, o sol não consegue esquentar o ar frio e por isso, os termômetros não devem chegar aos 20°C hoje. Segundo previsão da SOMAR, amanhã o frio aumenta um pouco mais e um novo recorde deverá ser registrado, já que a mínima prevista é de 5°C. A tarde de sexta-feira também segue fria e os termômetros ficam na casa dos 21°C.
Além do frio, os meteorologistas chamam atenção para a baixa umidade do ar. Ontem, o índice já chegou a 28% e hoje não será diferente. Por volta das 9h desta quinta-feira, a umidade já estava em 49% no aeroporto de Congonhas e até o meio da tarde esse valor deve cair abaixo dos 30%, o que já é considerado estado de atenção.
Segundo previsão da SOMAR Meteorologia, a partir de sábado as temperaturas entram em elevação, com mínima acima dos 10°C e máxima chegando aos 26°C. No domingo, volta a fazer calor e os termômetros devem chegar aos 28°C no período da tarde.
fonte Somar Meteorologia