quarta-feira, 31 de março de 2010
Os riscos da auto-medicação
Ingestão de medicamentos sem indicação médica é uma das principais causas de internação no país
A automedicação é um sério em diversos países, entre eles o Brasil. Conforme a Organização Mundial da Saúde - OMS, o percentual de internações hospitalares ocasionadas por reações ao mau uso de medicamento é superior a 10%. No Brasil, 80 milhões de pessoas têm o hábito de se automedicar, segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas - ABIFARMA. Outro número surpreendente foi dado pelo Centro de Assistência Toxicológica da Universidade de São Paulo - CEATOX-USP, 40% das internações por intoxicação são provocadas também pelo uso indiscriminado de remédios.
Um exemplo bastante comum é a ingestão frequente de medicação principalmente para dores de cabeça e febre. Algumas substâncias usadas em analgésicos e antitérmicos, com ação anticoagulante, podem gerar hemorragias internas e afetar o estômago. Segundo Paulo Celso dos Santos Moreira, cardiologista e presidente da Regional de Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP, outra medicação frequentemente tomada sem orientação médica são os diuréticos, que podem levar a graves complicações como desidratações, hipotensão, hipopotassemia e arritmias.
Combinar dois ou mais medicamentos sem orientação médica ou alterar as doses previamente estabelecidas, por conta própria, também podem causar sérios problemas. Um exemplo são os remédios para emagrecer combinados a antidepressivos, que provocam cardiopatias. Outras drogas, se tomadas com doses aumentadas, alteram a pressão e elevam o risco de infarto.
Uma solução para reduzir os riscos da automedicação seria um maior rigor na venda destas substâncias, com retenção das receitas nas farmácias, sugere dr. Paulo Celso. "Entretanto, a maioria dos medicamentos é vendida livremente, sem nem precisar de prescrição médica".
Campanha Hipertensão Arterial "Eu sou 12 por 8”
No ultimo sábado (27), o programa de TV Saúde Marília da Unimed, apresentado pelo Dr. Milton Marchioli, entrevistou o Dr. Paulo Celso dos Santos Moreira, médico cardiologista que falou sobre a campanha que será realizada mundialmente nos dias 26 e 27 de abril de 2010, que tem como slogan “Eu sou 12 por 8. A campanha será amplamente divulgada em mídias e contará com uma série de eventos para informar e conscientizar a população sobre a importância de manter a pressão estabilizada.
A hipertensão arterial é considerada um importante fator de risco para doença aterosclerótica, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Sabendo-se que as doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar em causas de morte no Brasil, dá-se reconhecimento à hipertensão como importante problema de saúde pública.
A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas, é responsável por 47% dos infartos, 54% dos AVCs (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal. A hipertensão mata 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo que mais da metade das vítimas têm entre 45 e 69 anos. Nesta última década, a hipertensão não tratada já fez mais de 70 milhões de vítimas fatais. O mais grave é que apenas um brasileiro em cada quatro sabe que tem a doença e dos que sabem, poucos se tratam. A hipertensão não apresenta sintomas. No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão.
Mutirão da Cidadania em Marília terá 22 entidades
A próxima edição do Mutirão da Cidadania, promovido pela Procuradoria da República, em parceria com a MATRA, será realizada nos dias 08 e 09 de abril, no Centro Comunitário do bairro Nova Marília, zona Sul da cidade.
Estão confirmados 22 órgãos e entidades, com a participação desta vez da Delegacia de De Defesa da Mulher. O mutirão é inédito no país.
Gatos com toxoplasmose proliferam no parque ambiental de Marília
A proliferação dos gatos que residem no parque ambiental da cidade de Marília, interior de São Paulo, além incomodar muitas pessoas que ali frequentam está trazendo um sério risco a saúde dos frequentadores, onde o motivo seria que a maioria dos felinos estão com toxoplasmose. Além disso estão acabando com os animais silvestres que também ali residem como pássaros, filhotes de cotias e saguis. Apesar de serem animais domesticados, eles possuem um instinto predador.
Toxoplasmose é uma doença infecciosa (que em alguns casos pode ser fatal), causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros. Acontece que esta doença só passa para o ser humano se alguma pessoa ingerir as fezes do animal.
Cerca de 25 gatos foram recolhidos e examinados, 22% apresentaram resultado positivo para toxoplasmose.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda campanhas de esterilização e posse responsável para conter o crescimento de animais abandonados nas cidades.
terça-feira, 30 de março de 2010
Cidade de Marília vive epidemia de dengue
O Centro de zoonoses da secretaria da Saúde da cidade de Marília, interior de São Paulo, faz um alerta, onde apesar de o número de casos de dengue ainda não atingirem quantidade limite, a cidade já vive uma epidemia.
O número de infectados pelo mosquito no município já chega a 303 casos confirmados e circula livremente na cidade desde o início do ano segundo dados do centro de Controle de Zoonoses de Marília.
A doença toma proporções críticas, após os 303 casos confirmados e uma suspeita de morte por dengue hemorrágica a conta para determinar a epidemia é de 150 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Assim, quando forem confirmados 340 casos na cidade a situação será declarada.
Se o número de casos chegar a este número os exames comprobatórios deixarão de ser realizados e todo caso clinicamente suspeito passa a ser computado como confirmado.
De acordo com o departamento de Zoonoses a afirmação de epidemia já pode ser feita.
Maconha ‘turbinada’ é ameaça no interior de SP
Na tentativa de atrair mais clientes para as substâncias tóxicas mais potentes, os traficantes de entorpecentes têm apelado para versões “turbinadas” de drogas antes consideradas pouco agressivas. Desde o início do ano passado, tem circulado na cidade de Bauru, interior de São Paulo, uma mistura da maconha com crack, batizada nos meios criminosos com o sugestivo nome de “mesclado”.
Nas festas e rodas de usuários, a substância costuma ser apresentada como uma maconha transgênica, mais potente que a comum. Às vezes, os traficantes também recorrem ao velho argumento da pureza (“esta é da boa”) para conseguirem empurrar seu peixe.
Conhecida por suas propriedades sedativas, a maconha tradicional costuma apresentar efeitos mais prolongados (embora menos intensos) nos usuários. Na versão turbinada do entorpecente, os efeitos estimulantes (típicos de substâncias como a cocaína e o crack) são instantâneos, mas também passageiros.
Para a Polícia Militar, a disseminação do mesclado faz parte de uma estratégia do tráfico para driblar o medo que parte dos usuários de drogas tem em relação ao crack.
leia mais em http://www.jcnet.com.br/mostra_manchete.php?codigo=3122
Ribeirão Preto terá provas da Stock Car
A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, sediará em junho de 2010, duas etapas da Stock Car, sendo a primeira cidade do interior do Brasil, a realizar essa modalidade de automobilismo.
O evento terá as provas de rua da Copa Caixa Stock Car, movida a Etanol e da Copa Chevrolet Montana, movida a Gasolina, contando com o apoio do Governo Federal, por intermédio dos Ministérios de Turismo e Esportes.
As transmissões pela televisão serão por conta da Rede Globo e Rede TV, e a prova deverá movimentar a cadeia de serviços da região.
Leia mais em: Almanakut Brasil http://www.almanakutsport.blogspot.com
Bares e restaurantes podem passar a cobrar 20% de gorjeta
Restaurantes e bares poderão ser autorizados a cobrar gorjeta de 20% sobre contas encerradas na madrugada, entre 23h e 6h. O projeto, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na última quarta-feira (24). Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara.
Esse projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - decreto-lei 5.452/43). Atualmente os estabelecimentos recebem gorjetas equivalentes a dez por cento do valor das despesas do consumidor, resultado de contratos ou acordos coletivos.
A proposta de Crivella prevê ainda que as gorjetas recebidas constituam a base de cálculo das férias, incluído o adicional de um terço, bem como do décimo-terceiro salário, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de outros direitos legais, contratuais ou convencionais dos trabalhadores do ramo. No entanto, de acordo com o senador, para o cálculo de aviso prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado esses valores não serão considerados.
Crivella disse que a intenção é beneficiar garçons e outros trabalhadores de bares e restaurantes que exercem atividade tarde da noite e na madrugada.
“Eles estão mais sujeitos a riscos de violência, sofrem com as dificuldades de transporte e estão submetidos a um grau de penosidade maior do que aqueles que trabalham nas primeiras horas da noite ou durante o dia”, destacou o senador.
Ninguém é obrigado a pagar o valor e continuará não sendo, mesmo que a lei seja aprovada.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Justiça aceita ação civil pública contra Deputado Federal Abelardo Camarinha e Unimar
A juíza da 5ª Vara Cível de Marília, Ângela Martinez Heinrich, recebeu a ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito e atual deputado federal, José Abelardo Guimarães Camarinha, e a UNIMAR (Universidade de Marília) por improbidade administrativa e de reparação de danos por indeferir, indevidamente, pedido de cancelamento de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), formulado pela Associação de Ensino de Marília S/C Ltda., isentando-a do pagamento de R$ 5.729.896,39, relativo aos meses de janeiro a outubro de 1999.
O Ministério Público apurou que “a Associação de Ensino de Marília era entidade filantrópica até 31 de dezembro de 1998 e nessa qualidade usufruía dos benefícios da isenção do ISSQN. Aduz, todavia, que a partir de janeiro de 1999 houve alteração no registro civil e a associação passou a denominar-se Associação de Ensino de Marília S/C Ltda., com fins lucrativos, tendo como objetivo econômico a prestação de serviços educacionais e culturais, mantendo escolas de nível básico e superior, centro de pesquisas e outros cursos especiais. Devido à transformação da atividade, a Associação encaminhou ofício comunicando a Prefeitura Municipal de que, a partir de 01 de janeiro de 1999, passaria a atuar com fins lucrativos e assumiria, a partir de então, o ônus tributário de sujeito passivo.
No despacho, a juíza cita a defesa dos envolvidos: “a requerida Associação de Ensino de Marília Ltda. alegou que não agiu de maneira ardilosa, tendo em vista que apenas efetivou requerimento nos termos da legislação vigente e conforme previsto na legislação tributária”. Já o deputado federal Abelardo Camarinha “alega ilegitimidade tributária do Ministério Público para indiretamente cobrar tributos. Aduz que na qualidade de Deputado Federal tem foro privilegiado e, portanto, a ação deverá ter seu trâmite pelo Supremo Tribunal Federal”. Mas, a Juiza Ângela Martinez Heinrich não levou em conta esses argumentos jurídicos e decidiu receber a petição inicial da Promotoria, dando início a ação civil pública.
Fonte: Matra
Álcool “ou” gasolina qual optar na hora de encher o tanque do seu carro
A escalada do preço do álcool fez o produto chegar ao limite de equiparação à gasolina, e na maioria dos postos já é vantagem abastecer com gasolina, pois foi ultrapassada a barreira dos 70% na relação entre os preços que os técnicos consideram o limite para optar pelo álcool.
Em alguns postos pesquisados a minoria a percentagem é inferior a 70% e assim mesmo bem próximo deste limite. Cada motorista precisa conhecer seu carro, pois para alguns carros este limite pode ser maior (80%) ou menor (60%) e ainda há que considerar que o desempenho na cidade e na estrada pode favorecer um ou outro combustível. Outra opção é tentar misturar álcool e gasolina e fazer o teste de consumo, na estrada e na cidade.
Além disso, o motorista tem que ficar atento não apenas ao preço, como também à qualidade e ter seu posto de confiança, quando possível. Se estiver fora da cidade e não conhecer o posto ou álcool, pode ser menos arriscado, pois normalmente ele se mistura água enquanto a gasolina pode ser batizada com solventes e o estrago é maior.
O motorista também tem que ficar atendo à diferença de preço entre o álcool mais barato e mais caro, que é de 9,5% e isso significa R$ 0,16 por litro, ou seja , R$ 1,60 a cada dez litros ou R$ 8,00 num tanque de 50 litros.
Fiscalização
A maioria dos postos de abastecimento não contém na fachada a relação dos combustíveis e seus respectivos preços. Segundo a Central de Defesa do Consumidor (Cedecon) a obrigação da fiscalização é do órgão, mas para que isso seja colocado em prática, é preciso que os consumidores denunciem o fato.
MEC divulga lista de alunos dispensados do Enade 2009
Brasília - Foi publicado no ultimo dia 25 no Diário Oficial da União a lista dos estudantes que foram dispensados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009. Com essa decisão, os estudantes que tinham faltado à prova e por isso estavam impedidos de colar grau já podem requerer o diploma de conclusão de curso. A lista está disponível também no site do Ministério da Educação (MEC).
A participação no exame é obrigatória e o aluno que não comparece no dia da prova não recebe o diploma. Os faltosos puderam encaminhar uma justificativa ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As solicitações de dispensa foram avaliadas pelo MEC. Quem não teve o pedido aceito deve participar do Enade 2010 para receber seu diploma. As instituições de ensino têm entre os dias 7 e 24 de junho para inscreverem os alunos que estão nessa situação.
Em 2009, o Enade foi aplicado a estudantes ingressantes e concluintes das seguintes áreas: administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Também foram avaliados estudantes de cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
A participação no exame é obrigatória e o aluno que não comparece no dia da prova não recebe o diploma. Os faltosos puderam encaminhar uma justificativa ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As solicitações de dispensa foram avaliadas pelo MEC. Quem não teve o pedido aceito deve participar do Enade 2010 para receber seu diploma. As instituições de ensino têm entre os dias 7 e 24 de junho para inscreverem os alunos que estão nessa situação.
Em 2009, o Enade foi aplicado a estudantes ingressantes e concluintes das seguintes áreas: administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Também foram avaliados estudantes de cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
Páscoa embala otimismo dos supermercados
Embaladas pelo faturamento recorde obtido no ano passado, o segmento de supermercados seguem otimistas e apostam num crescimento entre 7% e 8% para a Páscoa deste ano. A data é considerada a segunda mais importante no ano para o setor,ficando atrás apenas das festas de fim de ano.
Nem mesmo o aumento dos preços dos ovos de Páscoa vão prejudicar o desempenho do setor. O chocolate ficou cerca de 5% mais caro em função do reajuste do custo do cacau e do açúcar.
No entanto, outros produtos bastante procurados nesta época, como o azeite e o bacalhau, não tiveram seus valores alterados, nem mesmo após a recente alta do dólar. “As mercadorias foram compradas com antecedência e isso não deve afetar o preço para o consumidor, por enquanto.”
O aumento nos preços teve interferência de fatores inesperados, como as fortes chuvas em relação aos produtos hortifrutigranjeiros, mas não colocam em risco a previsão de que o mercado paulista de supermercados cresça de 8% a 10% em 2010.
A expectativa do setor é de que o crescimento econômico neste ano continue impulsionando o consumo do brasileiro, principalmente das classes C e D.
Receita Federal vai poder intimar contribuintes
O Leão lança as suas garras sobre os contribuintes que apresentaram discrepâncias entre os dados informados ao Fisco e o volume de consumo efetivo. O órgão deflagrou este mês a Operação Quebra-Cabeça, que investiga indícios de sonegação praticados por pessoas físicas.
Na área da Delegacia da Receita Federal do Brasil, em Campinas, 200 contribuintes foram intimados a prestar esclarecimentos até o momento e mais mil também serão chamados a dar explicações. A meta da Receita Federal é elevar em 20% a quantidade de contribuintes fiscalizados por diferentes irregularidades este ano em relação a 2009.
A expectativa é de que a média dos lançamentos do imposto de renda que vão ser feitos a partir dessa operação, entre multas e valor principal, seja de R$ 350 mil. O delegado da Receita Federal do Brasil, em Campinas, Walmir Martinez Thomaz, esclareceu que o contribuinte que paga o valor devido antes da abertura da ação fiscal tem uma penalidade de 20% referente a multa.
Na área da Delegacia da Receita Federal do Brasil, em Campinas, 200 contribuintes foram intimados a prestar esclarecimentos até o momento e mais mil também serão chamados a dar explicações. A meta da Receita Federal é elevar em 20% a quantidade de contribuintes fiscalizados por diferentes irregularidades este ano em relação a 2009.
A expectativa é de que a média dos lançamentos do imposto de renda que vão ser feitos a partir dessa operação, entre multas e valor principal, seja de R$ 350 mil. O delegado da Receita Federal do Brasil, em Campinas, Walmir Martinez Thomaz, esclareceu que o contribuinte que paga o valor devido antes da abertura da ação fiscal tem uma penalidade de 20% referente a multa.
Revenda de carro usado tem de ter transferência ou consignação comprovada
A partir de agora, as revendas de veículos usados têm de comprovar que os carros que estão em suas garagens foram transferidos para a empresa ou apresentar nota de consignação. A exigência é do Departamento de Trânsito (Detran) de todos os Estados brasileiros. A situação dos veículos que já estão nas garagens de revenda deve ser regularizada até a próxima quarta-feira (31).
A garagem não poderá mais manter veículos usados e só fazer a transferência após a venda. Quando comprar o carro terá de transferi-lo para seu nome e, quando vendê-lo, transferi-lo novamente.
Até agora, os comerciantes de veículos usados eram autorizados a comprar automóveis e vendê-los sem fazer a transferência para seu nome jurídico. Era exigido apenas que as empresas apresentassem a documentação tributária referente à entrada e saída dos carros. A transferência de proprietário era feita apenas quando a garagem vendia o veículo.
A garagem não poderá mais manter veículos usados e só fazer a transferência após a venda. Quando comprar o carro terá de transferi-lo para seu nome e, quando vendê-lo, transferi-lo novamente.
Até agora, os comerciantes de veículos usados eram autorizados a comprar automóveis e vendê-los sem fazer a transferência para seu nome jurídico. Era exigido apenas que as empresas apresentassem a documentação tributária referente à entrada e saída dos carros. A transferência de proprietário era feita apenas quando a garagem vendia o veículo.
Professores batem de frente com a tecnologia e começam a questionar o processo “copiar e colar” de alunos
Acostumados à troca veloz de informações, os jovens de hoje vêem a escola como uma instituição à parte de seu mundo. A tecnologia que vem sendo aplicada em salas de aula já começa a preocupar educadores de todo o mundo. Este tipo de tecnologia usado nos dias de hoje na maioria das salas de aula vem motivando alunos a usar um processo nada convincente o chamado “copiar e colar”, onde o aluno seleciona uma página que lhe pareça interessante, ele joga o conteúdo no processamento de texto e imprimi. Pronto, o dever de casa estaria cumprido, sendo assim nem seria preciso ler sequer um livro para efetuar a pesquisa.
Para a Dirigente Regional de Ensino de Marilia, Rosemeiri Gonçalves Açafrão, a introdução da tecnologia na educação é irreversível e o “conhecimento antes da tecnologia era um ensino com mais verdade, ou seja, a verdade de anos atrás não é visto como verdade hoje”. Já nas escolas da rede estadual do município e da região existem 80% de salas de aulas apropriadas para receber os alunos para as aulas de informática, mas o uso dessas novas tecnologias ainda não vem sendo feito com rigorosidade por falta de equipamentos e professores não capacitados. “Esse exemplo, embora comum, é apenas uma amostra dos efeitos que a tecnologia pode ter nas relações do processo de ensino”, disse a dirigente. A informatização da educação se espalha pelo mundo como reflexo do ambiente de comunicações instantâneas, que oferece uma quantidade infindável de informações.
No entanto a maior parte de especialistas defende a sua utilização como forma de auxilio ao processo de aprendizagem, desde que não seja usada como fim em si mesma e não sirva apenas como chamaris para motivar os alunos. O que chama a atenção são as condições essenciais para a melhoria das escolas: a formação adequada do professor para desenvolver uma consciência critica em relação ao uso dos meios tecnológicos.
Já para a Drª Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras da Universidade de Marília, A educação necessita utilizar as novas tecnologias para que não fique ultrapassada. Dentre tais tecnologias ela destaca o computador, de maneira especial a Internet. “No curso de Pedagogia desenvolvemos pesquisas, em especial a do Trabalho de Conclusão de Curso; aconselhamos nossos alunos a buscarem livros, artigos científicos, principalmente aqueles de Revistas Especializadas ou de eventos científicos importantes e a Internet tem contribuído muito positivamente nesse aspecto”.
A coordenadora ressalta ainda que alguns não compreendem que é necessário ler e elaborar o seu próprio texto, referenciando o que leu, de maneira adequada, utilizando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e por isso os professores das disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Educação têm muito trabalho, até que os alunos compreendam e produzam seus textos finais, que também podem um dia servir de referência. Ela acredita que o problema não inicia-se na Universidade ou Faculdade e sim de uma prática errônea desenvolvida desde o Ensino Fundamental ou Médio sobre o “fazer pesquisas”: pesquisar não é “copiar e colar” e os professores e alunos precisam ficar atentos quanto a isso.
Reportagem: Eduardo Meira
Para a Dirigente Regional de Ensino de Marilia, Rosemeiri Gonçalves Açafrão, a introdução da tecnologia na educação é irreversível e o “conhecimento antes da tecnologia era um ensino com mais verdade, ou seja, a verdade de anos atrás não é visto como verdade hoje”. Já nas escolas da rede estadual do município e da região existem 80% de salas de aulas apropriadas para receber os alunos para as aulas de informática, mas o uso dessas novas tecnologias ainda não vem sendo feito com rigorosidade por falta de equipamentos e professores não capacitados. “Esse exemplo, embora comum, é apenas uma amostra dos efeitos que a tecnologia pode ter nas relações do processo de ensino”, disse a dirigente. A informatização da educação se espalha pelo mundo como reflexo do ambiente de comunicações instantâneas, que oferece uma quantidade infindável de informações.
No entanto a maior parte de especialistas defende a sua utilização como forma de auxilio ao processo de aprendizagem, desde que não seja usada como fim em si mesma e não sirva apenas como chamaris para motivar os alunos. O que chama a atenção são as condições essenciais para a melhoria das escolas: a formação adequada do professor para desenvolver uma consciência critica em relação ao uso dos meios tecnológicos.
Já para a Drª Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras da Universidade de Marília, A educação necessita utilizar as novas tecnologias para que não fique ultrapassada. Dentre tais tecnologias ela destaca o computador, de maneira especial a Internet. “No curso de Pedagogia desenvolvemos pesquisas, em especial a do Trabalho de Conclusão de Curso; aconselhamos nossos alunos a buscarem livros, artigos científicos, principalmente aqueles de Revistas Especializadas ou de eventos científicos importantes e a Internet tem contribuído muito positivamente nesse aspecto”.
A coordenadora ressalta ainda que alguns não compreendem que é necessário ler e elaborar o seu próprio texto, referenciando o que leu, de maneira adequada, utilizando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e por isso os professores das disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Educação têm muito trabalho, até que os alunos compreendam e produzam seus textos finais, que também podem um dia servir de referência. Ela acredita que o problema não inicia-se na Universidade ou Faculdade e sim de uma prática errônea desenvolvida desde o Ensino Fundamental ou Médio sobre o “fazer pesquisas”: pesquisar não é “copiar e colar” e os professores e alunos precisam ficar atentos quanto a isso.
Reportagem: Eduardo Meira
sábado, 27 de março de 2010
Site coloca na internet 2 mil referências de livros sobre o tema "comunicação"
O site www.almanaquedacomunicacao.com.br, passou a disponibilizar desde a ultima quinta-feira,(25), um dicionário bibliográfico de Comunicação com aproximadamente 2.000 referências de livros sobre rádio, televisão, propaganda, cinema, imprensa, internet, relações públicas, enfim tudo sobre comunicações.
O objetivo é auxiliar pesquisadores, professores e alunos universitários, a buscarem informações sobre opções específicas de livros no vasto campo das comunicações ou em área específica do tema..
O jornalista, publicitário e pesquisador Nelson Varón Cadena é o responsável pelo site, e idealizador do projeto que visa facilitar a vida de professores, pesquisadores e alunos de comunicação em geral.
No dicionário bibliográfico, consta 28 temas em 7 áreas da comunicação. Há também um catálogo que inclui livros publicados no século XIX e nos primórdios do século XX, obras raras que não estão disponíveis no mercado editorial, mas que podem ser encontrados em sebos e bibliotecas públicas das grandes cidades. Até julho, o jornalista pretende disponibilizar 3 mil referências na Web.
O objetivo é auxiliar pesquisadores, professores e alunos universitários, a buscarem informações sobre opções específicas de livros no vasto campo das comunicações ou em área específica do tema..
O jornalista, publicitário e pesquisador Nelson Varón Cadena é o responsável pelo site, e idealizador do projeto que visa facilitar a vida de professores, pesquisadores e alunos de comunicação em geral.
No dicionário bibliográfico, consta 28 temas em 7 áreas da comunicação. Há também um catálogo que inclui livros publicados no século XIX e nos primórdios do século XX, obras raras que não estão disponíveis no mercado editorial, mas que podem ser encontrados em sebos e bibliotecas públicas das grandes cidades. Até julho, o jornalista pretende disponibilizar 3 mil referências na Web.
Professores decidem manter greve em SP
Em assembleia realizada em frente ao Estádio do Morumbi, na zona sul da capital, os professores da rede estadual de ensino decidiram, por volta das 16h45 de ontem (26), manter a paralisação da atividade. A classe, que iniciou a greve no dia 8, reivindica reajuste salarial de 34%, incorporação imediata das gratificações e o fim das provas dos temporários e do programa de promoção. Cerca de 7 mil pessoas participam da manifestação, segundo a Polícia Militar, e o ato foi pacífico.
Com várias bandeiras do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), muitas manifestantes gritam frases contra o governo, chamando-o de “intransigente” e “autoritário”. Esse é o terceiro protesto desde que a categoria entrou em greve.
Nas manifestações anteriores, os professores fecharam a Avenida Paulista. No dia 12, o ato reuniu cerca de 12 mil pessoas. No dia 19, outra passeata na mesma região contou com 8 mil.
A Apeoesp de Marília enviou para São Paulo um ônibus com 40 professores.
Com várias bandeiras do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), muitas manifestantes gritam frases contra o governo, chamando-o de “intransigente” e “autoritário”. Esse é o terceiro protesto desde que a categoria entrou em greve.
Nas manifestações anteriores, os professores fecharam a Avenida Paulista. No dia 12, o ato reuniu cerca de 12 mil pessoas. No dia 19, outra passeata na mesma região contou com 8 mil.
A Apeoesp de Marília enviou para São Paulo um ônibus com 40 professores.
Professor de futebol é preso acusado de estuprar aluno
Dos gramados para a cadeia. Foi isso o que aconteceu com o professor de futebol do Casa Verde, Sérgio Azanha Camargo, 42 anos, que foi preso na noite desta sexta-feira em flagrante por ter estuprado um aluno de 12 anos na cidade de Sorocaba. A polícia chegou até o acusado após uma denúncia.
Sérgio estava no Parque Natural Ouro Fino, onde dava aulas de futebol para crianças e adolescentes há 21 anos. Quando a policia chegou ao local, o professor já estava sozinho. Testemunhas dizem que o garoto, quando percebeu a aproximação de outras pessoas, vestiu a roupa e saiu correndo.
Inicialmente, Sérgio negou o crime e disse que estava apenas passando algumas orientações para a criança. Mas depois o professor de futebol confessou o estupro, segundo ele, foi a primeira vez que cometeu o crime.
De acordo com a polícia, o treinador prometeu ao garoto vaga na equipe titular em troca de um relacionamento sexual.
A delegacia da mulher está investigando para ver se este é realmente o primeiro caso envolvendo Sérgio Azanha Camargo ou se outros alunos de seu time já sofreram o abuso.
Agência Bom Dia
Sérgio estava no Parque Natural Ouro Fino, onde dava aulas de futebol para crianças e adolescentes há 21 anos. Quando a policia chegou ao local, o professor já estava sozinho. Testemunhas dizem que o garoto, quando percebeu a aproximação de outras pessoas, vestiu a roupa e saiu correndo.
Inicialmente, Sérgio negou o crime e disse que estava apenas passando algumas orientações para a criança. Mas depois o professor de futebol confessou o estupro, segundo ele, foi a primeira vez que cometeu o crime.
De acordo com a polícia, o treinador prometeu ao garoto vaga na equipe titular em troca de um relacionamento sexual.
A delegacia da mulher está investigando para ver se este é realmente o primeiro caso envolvendo Sérgio Azanha Camargo ou se outros alunos de seu time já sofreram o abuso.
Agência Bom Dia
Marília vive terceira e mais grave epidemia de dengue da história
Os 17 casos de dengue confirmados ontem em Marília elevam para 303 as ocorrências da doença confirmadas através de realização de exame laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), somente este ano no município. No entanto, a situação epidêmica passou a ser considerada muito antes dos 300 casos, segundo afirmou o coordenador da Divisão de Zoonoses da secretaria municipal da Saúde, Lupércio Garrido. “O número de casos de dengue confirmados em Marília que serve de referência para se considerar uma epidemia é 300, mas há algum tempo já estamos nesta situação. Temos que considerar que um grande número de pessoas tem dengue de forma assintomática , então podemos considerar um número de maior de pessoas infectadas.”
Embora o Ministério da Saúde (MS) - que fornece os kits de exame - tenha como protocolo parar de realizar exames para confirmação da doença quando é confirmada a situação epidêmica, de acordo com Garrido, a Prefeitura de Marília pretende comprar os kits e dar continuidade à pesquisa. “Precisamos saber se as pessoas realmente estão com dengue para sabermos em que locais da cidade devemos promover ações decombate.”
Em Marília, a maior concentração de pacientes que tiveram ou estão com a doença é nas regiões Norte e Oeste. Dos casos confirmados, 16 são autóctones (contraídos no município) e um importado (contraído em outro município). Entre os pacientes estão três moradores no bairro Jardim América (zona Oeste), dois do bairro Chico Mendes (zona Oeste), duas pessoas do bairro Alto Cafezal (região central), uma do Jardim Bandeirantes (zona Oeste), uma pessoa da Vila São Miguel (zona Norte), um morador no Parque dos Ipês (zona Sul), um do Jardim Aeroporto (zona Leste), quatro do Parque das Nações e um do Jardim Santa Antonieta (estes dois últimos localizados na região Norte da cidade). O caso importado é de um morador no bairro Castelo Branco, que viajou para Santos, município do litoral paulista.
fonte: Correio Mariliense
Embora o Ministério da Saúde (MS) - que fornece os kits de exame - tenha como protocolo parar de realizar exames para confirmação da doença quando é confirmada a situação epidêmica, de acordo com Garrido, a Prefeitura de Marília pretende comprar os kits e dar continuidade à pesquisa. “Precisamos saber se as pessoas realmente estão com dengue para sabermos em que locais da cidade devemos promover ações decombate.”
Em Marília, a maior concentração de pacientes que tiveram ou estão com a doença é nas regiões Norte e Oeste. Dos casos confirmados, 16 são autóctones (contraídos no município) e um importado (contraído em outro município). Entre os pacientes estão três moradores no bairro Jardim América (zona Oeste), dois do bairro Chico Mendes (zona Oeste), duas pessoas do bairro Alto Cafezal (região central), uma do Jardim Bandeirantes (zona Oeste), uma pessoa da Vila São Miguel (zona Norte), um morador no Parque dos Ipês (zona Sul), um do Jardim Aeroporto (zona Leste), quatro do Parque das Nações e um do Jardim Santa Antonieta (estes dois últimos localizados na região Norte da cidade). O caso importado é de um morador no bairro Castelo Branco, que viajou para Santos, município do litoral paulista.
fonte: Correio Mariliense
sexta-feira, 26 de março de 2010
Cidade de Garça recebe Pré-Intermed este fim de semana
Representantes das 11 faculdades de medicina confirmadas na Pré-Intermed chegam a cidade de Garça (30 Km) de Marília, hoje à noite. A abertura oficial ocorrerá amanhã, a partir das 9h, no ginásio João Gonzáles. Cerca de 4.500 estudantes estarão aquecendo o comércio garcense nos próximos dias.
A Competição universitária mais tradicional existente, a Pré-Intermed chega a Garça pela primeira vez. Estarão em Garça nas disputas que começam amanhã estudantes de Catanduva, Taubaté, Jundiaí, Botucatu, Presidente Prudente, Santo Amaro/Capital, PUC/Campinas, PUC/Sorocaba, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e Bragança Paulista.
Fonte: Jornal Comarca
A Competição universitária mais tradicional existente, a Pré-Intermed chega a Garça pela primeira vez. Estarão em Garça nas disputas que começam amanhã estudantes de Catanduva, Taubaté, Jundiaí, Botucatu, Presidente Prudente, Santo Amaro/Capital, PUC/Campinas, PUC/Sorocaba, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e Bragança Paulista.
Fonte: Jornal Comarca
Enem 2010 pode acontecer no início de novembro
O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 nos dias 6 e 7 de novembro. Durante reunião, na ultima terça-feira, 23, com os reitores das universidades federais, o MEC apresentou um cronograma preliminar, com início das inscrições em junho e encerramento do processo em janeiro de 2011.
As datas, entretanto, ainda estão sendo analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em uma ocasião anterior, o ministro da Educação, Fernando Haddad, já havia informado que as provas deveriam ocorrer apenas após o segundo turno das eleições. Mesmo sem duas edições do Enem ao ano previstas anteriormente, o MEC confirmou que haverá uma nova rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em junho.
Os alunos interessados em disputar vagas em instituições públicas de ensino por meio do sistema deverão utilizar a nota do Enem 2009.
As datas, entretanto, ainda estão sendo analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em uma ocasião anterior, o ministro da Educação, Fernando Haddad, já havia informado que as provas deveriam ocorrer apenas após o segundo turno das eleições. Mesmo sem duas edições do Enem ao ano previstas anteriormente, o MEC confirmou que haverá uma nova rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em junho.
Os alunos interessados em disputar vagas em instituições públicas de ensino por meio do sistema deverão utilizar a nota do Enem 2009.
Lixo e respeito à cidadania: a questão dos aterros sanitários
Lentidão de algumas administrações municipais para solucionar problemas em seus aterros sanitários leva ao gastos de dinheiro público com despesas com transporte do lixo para outras cidades e pagamento de aluguel de aterros privados. Sete municípios ainda apresentam aterros considerados inadequados pela legislação ambiental. Quatro deles – Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Oriente e Peruíbe – têm prazo até final de abril para solucionar o problema. Caso contrário serão interditados.
Já outros dois municípios – Vargem Grande do Sul e Presidente Prudente – se sustentam em liminares obtidas na Justiça para manter os lixões em funcionamento. Jaú teve o depósito fechado definitivamente na terça-feira, depois que a Cetesb conseguiu cassar a liminar que permitia a operação, mas desrespeitou o lacre e continua utilizando o depósito irregularmente.
Esse ranking está no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2009, que será divulgado hoje pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) dá notas de zero a dez aos aterros, que classificam os equipamentos públicos como inadequados, controlados e adequados. A lista do ano passado mostra que dos 645 municípios paulistas, 425 (65,9%) são classificados como dentro dos padrões ambientais; outros 213 (33%) são controlados e ainda precisam melhorar e sete (1,1%) estão na lista negra, totalmente impróprios e deverão ser fechados em 45 dias caso não sejam tomadas providências.
A cidade de Marília, por exemplo, onde são coletadas diariamente 130,3 toneladas de lixo/dia, apresenta nota de 7,6 no inventário 2009, contra 6,2 do ano anterior. O melhor índice da cidade ocorreu em 1999, quando atingiu nota de 7,8. De acordo com a CETESB, o aterro sanitário de Marília se apresenta como "controlado", mas não tem licença de instalação e nem de operação, além de não ter assinado TAC (termo de ajustamento de conduta).
As cidades com notas entre 6 e 7, no limite da classe controlados, terão maior controle nos próximos meses pela Cetesb, principalmente no cuidados com a operação do local. Nessa situação estão cidades pequenas como Brotas, Bocaina, Cardoso, entre outras. Mas um município pequeno também é, pelo quarto ano seguido, detentor da maior nota. Angatuba tem nota 10 devido ao trato correto do lixo. Nos últimos dois anos, a Secretaria do Meio Ambiente interditou os aterros de 18 cidades: Araras, Bariri, Biritiba Mirim, Cananeia, Embu Guaçu, Ilha Comprida, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapuí, Itobi, Juquitiba, Mairinque, Manduri, Mongaguá, Monte Alto, Porto feliz, Sarapuí e Taubaté.
Mais informações no site da CETESB: http://www.cetesb.sp.gov.br/mapa_ugrhis/index.php
Fonte: Jornal O Estado de SP + redação Matra
Já outros dois municípios – Vargem Grande do Sul e Presidente Prudente – se sustentam em liminares obtidas na Justiça para manter os lixões em funcionamento. Jaú teve o depósito fechado definitivamente na terça-feira, depois que a Cetesb conseguiu cassar a liminar que permitia a operação, mas desrespeitou o lacre e continua utilizando o depósito irregularmente.
Esse ranking está no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2009, que será divulgado hoje pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) dá notas de zero a dez aos aterros, que classificam os equipamentos públicos como inadequados, controlados e adequados. A lista do ano passado mostra que dos 645 municípios paulistas, 425 (65,9%) são classificados como dentro dos padrões ambientais; outros 213 (33%) são controlados e ainda precisam melhorar e sete (1,1%) estão na lista negra, totalmente impróprios e deverão ser fechados em 45 dias caso não sejam tomadas providências.
A cidade de Marília, por exemplo, onde são coletadas diariamente 130,3 toneladas de lixo/dia, apresenta nota de 7,6 no inventário 2009, contra 6,2 do ano anterior. O melhor índice da cidade ocorreu em 1999, quando atingiu nota de 7,8. De acordo com a CETESB, o aterro sanitário de Marília se apresenta como "controlado", mas não tem licença de instalação e nem de operação, além de não ter assinado TAC (termo de ajustamento de conduta).
As cidades com notas entre 6 e 7, no limite da classe controlados, terão maior controle nos próximos meses pela Cetesb, principalmente no cuidados com a operação do local. Nessa situação estão cidades pequenas como Brotas, Bocaina, Cardoso, entre outras. Mas um município pequeno também é, pelo quarto ano seguido, detentor da maior nota. Angatuba tem nota 10 devido ao trato correto do lixo. Nos últimos dois anos, a Secretaria do Meio Ambiente interditou os aterros de 18 cidades: Araras, Bariri, Biritiba Mirim, Cananeia, Embu Guaçu, Ilha Comprida, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapuí, Itobi, Juquitiba, Mairinque, Manduri, Mongaguá, Monte Alto, Porto feliz, Sarapuí e Taubaté.
Mais informações no site da CETESB: http://www.cetesb.sp.gov.br/mapa_ugrhis/index.php
Fonte: Jornal O Estado de SP + redação Matra
Procon orienta consumidores para a compra de ovos de Páscoa
Muitos consumidores já se interessam na aquisição do tradicional doce da Páscoa, e é preciso muito cuidado na hora de ir ao mercado e escolher um bom produto. Em função disso, associações de defesa ao consumidor deixam dicas e alertas na hora da compra.
Nesse período do ano é grande a procura por ovos de Páscoa e o Procon/Marília chama a atenção do consumidor para as cautelas que ele deve ter na hora de adquirir os produtos. O consumidor deverá constatar as condições de consumo do ovo de páscoa, verificando a data de validade, informação esta que deve estar visível no rótulo; se a embalagem encontra-se intacta, sem violação e, também, se o produto está exposto em local fresco e arejado, para evitar que se estrague facilmente.
Em relação ao tamanho dos ovos de páscoa, é que o consumidor preste atenção a indicação quantitativa de seu peso líquido. Essa informação deverá constar na embalagem do produto, pois a numeração dos ovos não pode ser levada em consideração, tendo em vista a variação que pode ter entre uma marca e outra.
Já quando os ovos de chocolate contiver brindes, ou seja, brinquedo que acompanha o respectivo produto, é preciso verificar a faixa etária indicada e, também, se está acompanhado o selo do INMETRO.
Nesse período do ano é grande a procura por ovos de Páscoa e o Procon/Marília chama a atenção do consumidor para as cautelas que ele deve ter na hora de adquirir os produtos. O consumidor deverá constatar as condições de consumo do ovo de páscoa, verificando a data de validade, informação esta que deve estar visível no rótulo; se a embalagem encontra-se intacta, sem violação e, também, se o produto está exposto em local fresco e arejado, para evitar que se estrague facilmente.
Em relação ao tamanho dos ovos de páscoa, é que o consumidor preste atenção a indicação quantitativa de seu peso líquido. Essa informação deverá constar na embalagem do produto, pois a numeração dos ovos não pode ser levada em consideração, tendo em vista a variação que pode ter entre uma marca e outra.
Já quando os ovos de chocolate contiver brindes, ou seja, brinquedo que acompanha o respectivo produto, é preciso verificar a faixa etária indicada e, também, se está acompanhado o selo do INMETRO.
Ex BBB pode ser punida pela direção do Reality Show
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Boninho diretor do Reality Show revelou que Tessália pode estar fora da final do BBB: “Há uma grande chance de ela não vir” afirma o diretor do programa.
Motivos não faltam para essa punição inédita no BBB. Logo depois de sair do confinamento, no Twitter, a curitibana postou imagens do pay-per-view em links piratas, o que é proibido pela TV Globo, e fez vídeos na internet por conta própria.
“Vai tomar uma enquadrada”, escreveu Boninho no Twitter na época. Como se não bastasse, Tessália deu a entender logo na sua primeira entrevista que o Big Boss defendia suas estratégias de jogo. Como gota d’água, no lançamento de sua “Playboy”, ela concedeu entrevista a outras emissoras. Por contrato, não pode.
Motivos não faltam para essa punição inédita no BBB. Logo depois de sair do confinamento, no Twitter, a curitibana postou imagens do pay-per-view em links piratas, o que é proibido pela TV Globo, e fez vídeos na internet por conta própria.
“Vai tomar uma enquadrada”, escreveu Boninho no Twitter na época. Como se não bastasse, Tessália deu a entender logo na sua primeira entrevista que o Big Boss defendia suas estratégias de jogo. Como gota d’água, no lançamento de sua “Playboy”, ela concedeu entrevista a outras emissoras. Por contrato, não pode.
quinta-feira, 25 de março de 2010
MAC empata com Rio Preto e se livra do rebaixamento
O MAC (Marília Atlético Clube) empatou com o Rio Preto por 1 a 1, na tarde de ontem(24), no estádio Anísio Haddad,na cidade de São José do Rio Preto, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2.
Com o empate o Marília se livrou matematicamente do rebaixamento e se garantiu na Série A-2 de 2011. O empate salvou também o próprio Rio Preto, que também tem 21 pontos - após a partida houve até “foguetório” no estádio para comemorar a permanência do time riopretense.
A última rodada do campeonato será realizada no próximo domingo (28), às 10h, no Abreuzão,onde a equipe maqueana enfrenta o rebaixado Osasco.
Com o empate o Marília se livrou matematicamente do rebaixamento e se garantiu na Série A-2 de 2011. O empate salvou também o próprio Rio Preto, que também tem 21 pontos - após a partida houve até “foguetório” no estádio para comemorar a permanência do time riopretense.
A última rodada do campeonato será realizada no próximo domingo (28), às 10h, no Abreuzão,onde a equipe maqueana enfrenta o rebaixado Osasco.
Sindicatos de Marília lutam por menos demissões em 2010
Sindicatos representantes dos trabalhadores já começam a se programar para as negociações salariais de 2010. Entidades afirmam que não irão abrir mão da correção total da inflação além dos aumentos reais nos salários.
No ano passado, o sindicato da alimentação homologou mais de 1,2 mil dispensas apenas em Marília. Destas, calcula-se que menos de 200 tenham sido repostas no mercado com novos profissionais.
Apesar da crise econômica, grande assunto de 2009, o setor comerciário de Marília fechou o ano com baixa de 2,94% nas dispensas. Para 2010, meta é aumentar em 2% a 3% números de contratados. Hoje, setor conta com nada menos do que 12 mil trabalhadores.
No ano passado, o sindicato da alimentação homologou mais de 1,2 mil dispensas apenas em Marília. Destas, calcula-se que menos de 200 tenham sido repostas no mercado com novos profissionais.
Apesar da crise econômica, grande assunto de 2009, o setor comerciário de Marília fechou o ano com baixa de 2,94% nas dispensas. Para 2010, meta é aumentar em 2% a 3% números de contratados. Hoje, setor conta com nada menos do que 12 mil trabalhadores.
Celular ao volante lidera multas
Passados quatro meses do desligamento dos radares fixos em Bauru, os motoristas da cidade parecem estar se sentindo mais confortáveis para abusar dos limites de velocidade e infringir as regras de trânsito. Mais imprudentes, eles foram responsáveis pelo aumento de 14% no volume de autuações elaboradas pela Polícia Militar e pelos azuizinhos do Grupo de Operações de Trânsito (GOT) entre janeiro e fevereiro deste ano. E falar ao celular ao volante é a infração campeã.
Nos dois primeiros meses de 2009, quando os controladores de velocidade estavam funcionando, foram registradas 5.514 multas de solo – que incluem infrações como uso de celular ao volante, falta de cinto de segurança e avanço de sinal vermelho. Já no mesmo período de 2010, com os radares fixos desativados, esse número chegou a 6.288.
fonte: jcnet.com.br
Nos dois primeiros meses de 2009, quando os controladores de velocidade estavam funcionando, foram registradas 5.514 multas de solo – que incluem infrações como uso de celular ao volante, falta de cinto de segurança e avanço de sinal vermelho. Já no mesmo período de 2010, com os radares fixos desativados, esse número chegou a 6.288.
fonte: jcnet.com.br
Projeto Coração de Criança presta contas à sociedade e anuncia show de Almir Sater
A organização do Projeto Coração de Criança prestou contas à sociedade em
coquetel realizado na casa de eventos Farol, no Distrito Industrial em Marília(SP), neste dia 24 de março. Após a prestação de contas a organização ainda anunciou a realização de show com o cantor Almir Sater, no dia 20 de abril, na própria Farol. A renda será revertida para o Projeto Coração de Criança.
“Já arrecadamos cerca de R$ 400 mil em diversas campanhas e precisamos de
mais R$ 250 mil para conseguirmos a implantação do setor de Cirurgia
Cardíaca Pediátrica no Hospital Materno Infantil”, comentou o coordenador
do Projeto Coração de Criança e chefe da disciplina de Pediatria da Famema
(Faculdade de Medicina de Marília), Francisco de Agostinho Júnior.
Segundo ele, aparelho de anestesia foi adquirido com o dinheiro
arrecadado. Adequações na estrutura física do espaço onde será implantado
o setor de Cirurgia Cardíaca Pediátrica também estão sendo promovidas com
o apoio da Diretoria Geral da Famema.
Lançado no ano passado, o Projeto Coração de Criança já realizou diversas
campanhas de arrecadação. A principal foi leilão de gado e de produtos
variados na Fazenda Paredão, em Oriente, no último mês de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Famema
coquetel realizado na casa de eventos Farol, no Distrito Industrial em Marília(SP), neste dia 24 de março. Após a prestação de contas a organização ainda anunciou a realização de show com o cantor Almir Sater, no dia 20 de abril, na própria Farol. A renda será revertida para o Projeto Coração de Criança.
“Já arrecadamos cerca de R$ 400 mil em diversas campanhas e precisamos de
mais R$ 250 mil para conseguirmos a implantação do setor de Cirurgia
Cardíaca Pediátrica no Hospital Materno Infantil”, comentou o coordenador
do Projeto Coração de Criança e chefe da disciplina de Pediatria da Famema
(Faculdade de Medicina de Marília), Francisco de Agostinho Júnior.
Segundo ele, aparelho de anestesia foi adquirido com o dinheiro
arrecadado. Adequações na estrutura física do espaço onde será implantado
o setor de Cirurgia Cardíaca Pediátrica também estão sendo promovidas com
o apoio da Diretoria Geral da Famema.
Lançado no ano passado, o Projeto Coração de Criança já realizou diversas
campanhas de arrecadação. A principal foi leilão de gado e de produtos
variados na Fazenda Paredão, em Oriente, no último mês de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Famema
Operadora de celular demora no desbloqueio de celular e irrita clientes
A Agência Nacional de Telecomunicações decidiu firmar uma Súmula para esclarecer as regras de desbloqueio de celulares. A norma veda a cobrança das operadoras pelo serviço e também de multa antes dos 12 meses de contrato. A agência esclareceu que a interpretação de que as prestadoras devem vender apenas celular desbloqueado é incorreta, mas que o pedido de desbloqueio do consumidor deve ser atendido.
Mas na cidade de Marília (SP) muitos clientes da operadora "Claro" não andam muito satisfeitos com o serviço prestado. Para um cliente desbloquear um celular por exemplo o prazo pela nova lei é de 3 dias, mas a operadora não tem este tipo de serviço na cidade e o cliente que precisar desbloquear o celular tem que esperar até mais de uma semana, isso porque o protocolo do pedido é encaminhado para a cidade de Bauru (SP), onde existe segundo um funcionário de uma loja na cidade, uma sede da empresa que realiza este tipo de serviço.
Indignada com o serviço prestado a estudante Laís Lima, já espera pelo desbloqueio a mais de uma semana, onde já fez o pedido através de um protocolo oferecido pela própria empresa. Perguntado sobre a demora ao mesmo funcionário da loja visitada, ele disse que "a demora é devido ao número de pedidos realizados". Para não passar por este constrangimento, Um cliente que não quis se identificar, pagou cerca de R$40,00 em uma loja que concerta celulares e em menos de 15 minutos obteve o desbloqueio de seu aparelho.
Operadoras de telefonia estão entre as primeiras empresas no número de reclamações no PROCON. A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.
No ranking de 2009, chama a atenção o fato de que as empresas de telefonia (fixa e móvel) e de energia elétrica, que são serviços de prestação contínua e essenciais ao dia a dia do consumidor, somaram 49% do total de reclamações fundamentadas, dado que revela que as empresas, que atuam praticamente sozinhas no mercado, não estão conseguindo dar solução para problemas que elas mesmas causam aos seus clientes, obrigando-os a procurar um órgão de defesa do consumidor.
Mas na cidade de Marília (SP) muitos clientes da operadora "Claro" não andam muito satisfeitos com o serviço prestado. Para um cliente desbloquear um celular por exemplo o prazo pela nova lei é de 3 dias, mas a operadora não tem este tipo de serviço na cidade e o cliente que precisar desbloquear o celular tem que esperar até mais de uma semana, isso porque o protocolo do pedido é encaminhado para a cidade de Bauru (SP), onde existe segundo um funcionário de uma loja na cidade, uma sede da empresa que realiza este tipo de serviço.
Indignada com o serviço prestado a estudante Laís Lima, já espera pelo desbloqueio a mais de uma semana, onde já fez o pedido através de um protocolo oferecido pela própria empresa. Perguntado sobre a demora ao mesmo funcionário da loja visitada, ele disse que "a demora é devido ao número de pedidos realizados". Para não passar por este constrangimento, Um cliente que não quis se identificar, pagou cerca de R$40,00 em uma loja que concerta celulares e em menos de 15 minutos obteve o desbloqueio de seu aparelho.
Operadoras de telefonia estão entre as primeiras empresas no número de reclamações no PROCON. A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.
No ranking de 2009, chama a atenção o fato de que as empresas de telefonia (fixa e móvel) e de energia elétrica, que são serviços de prestação contínua e essenciais ao dia a dia do consumidor, somaram 49% do total de reclamações fundamentadas, dado que revela que as empresas, que atuam praticamente sozinhas no mercado, não estão conseguindo dar solução para problemas que elas mesmas causam aos seus clientes, obrigando-os a procurar um órgão de defesa do consumidor.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Delegados iniciam ‘Operação Tartaruga’ e param investigações
Desde ontem, delegados de todo o Estado iniciaram a ‘Operação Tartaruga’, ou Operação Padrão. Isso quer dizer que algumas tarefas, como serviços investigativos realizados para agilizar as ocorrências, serão interrompidas.
Isso se deve à demora do encaminhamento de projeto à Assembleia Legislativa, idealizado pela classe civil, reivindicando melhorias para a classe.
De acordo com o presidente do Conselho Fiscal da Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Cléber Pinha Alonso, Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 8 estipulou prazo de 10 dias para que esse projeto fosse entregue aos deputados estaduais. Porém, o documento segue nas mãos do governador José Serra.
fonte: Jornal Diário de Marília
Isso se deve à demora do encaminhamento de projeto à Assembleia Legislativa, idealizado pela classe civil, reivindicando melhorias para a classe.
De acordo com o presidente do Conselho Fiscal da Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Cléber Pinha Alonso, Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 8 estipulou prazo de 10 dias para que esse projeto fosse entregue aos deputados estaduais. Porém, o documento segue nas mãos do governador José Serra.
fonte: Jornal Diário de Marília
Jornais apontam mariliense como pré-candidato a governador
O nome do mariliense e ambientalista Rogério Menezes apareceu ontem na lista de pré-candidatos a governador do estado pelo PV (Partido Verde), segundo notícias de sites como a Folha de S.Paulo e Estadão.
“Ao governo de São Paulo, são pré-candidatos o ex-deputado Fábio Feldmann; o deputado e ex-prefeito de Guarulhos, Jovino Cândido; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Marcos Belizário; e o ambientalista Rogério Menezes”, divulgou ontem (23) reportagem do site da Folha por volta das 14h.
Um pouco antes, às 13h43, página do Estadão na internet, em matéria assinada pela jornalista Ana Conceição, também indicava Menezes como pré-candidato a governador.
“Para a disputa ao governo de São Paulo estão no páreo o consultor e ex-deputado Fábio Feldmann; o deputado e ex-prefeito de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, Jovino Cândido; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da capital paulista, Marcos Belizário; e o membro do diretório verde Rogério Menezes”, informou a notícia.
“Ao governo de São Paulo, são pré-candidatos o ex-deputado Fábio Feldmann; o deputado e ex-prefeito de Guarulhos, Jovino Cândido; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Marcos Belizário; e o ambientalista Rogério Menezes”, divulgou ontem (23) reportagem do site da Folha por volta das 14h.
Um pouco antes, às 13h43, página do Estadão na internet, em matéria assinada pela jornalista Ana Conceição, também indicava Menezes como pré-candidato a governador.
“Para a disputa ao governo de São Paulo estão no páreo o consultor e ex-deputado Fábio Feldmann; o deputado e ex-prefeito de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, Jovino Cândido; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da capital paulista, Marcos Belizário; e o membro do diretório verde Rogério Menezes”, informou a notícia.
Bauru começa a se organizar para poder receber Copa Davis
Representantes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Bauru Convention & Visitors Bureau se reuniram ontem com diretores do Grupo Cidade e organização da Copa Davis para definir ações voltadas a implementar a estrutura da cidade a fim de possibilitar a realização da Davis, em maio, evento que Bauru conquistou como sede após derrotar candidatas como São Paulo e Blumenau.
O evento esportivo possui amplitude internacional e necessita de uma total integração entre os mais diversos setores receptivos bauruenses, seja da iniciativa pública ou privada. Para arquitetar este desenvolvimento estrutural em conjunto, especialmente em relação à recepção dos visitantes, uma nova reunião está marcada para amanhã, às 16h, no espaço Café com Política do JC, one são esperados os dirigentes da rede hoteleira.
A pasta de Desenvolvimento Econômico e a Bauru Convention & Visitors Bureau são os responsáveis por convocar os representantes dos hotéis da cidade para esta reunião que vai discutir importantes pontos para a preparação da estrutura turística de Bauru. Uma das questões que será levantada durante a reunião desta quinta-feira é a venda de ingressos casada com o aluguel de quartos nos hotéis da cidade, item considerado pelos membros da comitiva de organização como essencial para garantir mais comodidade aos turistas.
Outros pontos que serão abordados são a capacitação dos prestadores de serviços ligados à hotelaria e transporte, a união com as faculdades de turismo e de relações públicas locais, a instalação de uma central e diversos postos de atendimento ao turista, a produção de um pocket map especial para a Copa Davis 2010, a recepção dos atletas, comissões técnicas e corpo de arbitragem do torneio, entre outros assuntos.
O evento esportivo possui amplitude internacional e necessita de uma total integração entre os mais diversos setores receptivos bauruenses, seja da iniciativa pública ou privada. Para arquitetar este desenvolvimento estrutural em conjunto, especialmente em relação à recepção dos visitantes, uma nova reunião está marcada para amanhã, às 16h, no espaço Café com Política do JC, one são esperados os dirigentes da rede hoteleira.
A pasta de Desenvolvimento Econômico e a Bauru Convention & Visitors Bureau são os responsáveis por convocar os representantes dos hotéis da cidade para esta reunião que vai discutir importantes pontos para a preparação da estrutura turística de Bauru. Uma das questões que será levantada durante a reunião desta quinta-feira é a venda de ingressos casada com o aluguel de quartos nos hotéis da cidade, item considerado pelos membros da comitiva de organização como essencial para garantir mais comodidade aos turistas.
Outros pontos que serão abordados são a capacitação dos prestadores de serviços ligados à hotelaria e transporte, a união com as faculdades de turismo e de relações públicas locais, a instalação de uma central e diversos postos de atendimento ao turista, a produção de um pocket map especial para a Copa Davis 2010, a recepção dos atletas, comissões técnicas e corpo de arbitragem do torneio, entre outros assuntos.
Conselho do FGTS limita tarifas bancárias na compra de casas
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou resolução na ultima terça (23) que limita as taxas de serviços cobradas pelos bancos nas operações de aquisição da casa própria, vinculadas ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH). O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da assessoria de imprensa, atribui ao ministro Carlos Lupi a informação de que a Caixa Econômica Federal, maior agente financeiro do setor habitacional, cobra em torno de R$ 1 mil de taxa de serviço nas operações de compra à vista. Mas, como a tarifa é livre, existem bancos que cobram até R$ 3 mil.
Em reunião realizada hoje (24) o Conselho Curador resolveu normatizar a questão e determinou que nos financiamentos até R$ 130 mil valerá, a partir de agora, a tarifa de 0,16% sobre o valor financiado, até o teto de R$ 800,00. Nos valores acima de R$ 130 mil e até R$ 500 mil, que é o teto permitido para financiamentos no âmbito do SFH, a taxa de serviço a ser cobrada será de 0,32%, até o limite de R$ 1,6 mil. “A medida vai beneficiar principalmente o pequeno cotista, e vale para todos os bancos”, que terão 60 dias para se adaptar às novas regras, de acordo com o ministro Lupi.
Em reunião realizada hoje (24) o Conselho Curador resolveu normatizar a questão e determinou que nos financiamentos até R$ 130 mil valerá, a partir de agora, a tarifa de 0,16% sobre o valor financiado, até o teto de R$ 800,00. Nos valores acima de R$ 130 mil e até R$ 500 mil, que é o teto permitido para financiamentos no âmbito do SFH, a taxa de serviço a ser cobrada será de 0,32%, até o limite de R$ 1,6 mil. “A medida vai beneficiar principalmente o pequeno cotista, e vale para todos os bancos”, que terão 60 dias para se adaptar às novas regras, de acordo com o ministro Lupi.
Tribunal de Justiça julga inconstitucional décimo terceiro salário para vereadores de Marília
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por votação unânime, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) promovida pelo prefeito de Marília, Mário Bulgareli, contra o ato da Câmara Municipal, que instituiu o décimo terceiro salário para os vereadores. Na época da aprovação do projeto a MATRA protocolou um ofício pedindo ao chefe do Executivo que adotasse essa medida por entender “a sua clara ilegalidade”, uma vez que contraria a Constituição Estadual. Em abril do ano passado o TJ já havia concedido liminar contra esse dispositivo e agora julgou procedente a ação. Na época da votação do projeto, a MATRA criticou a medida. Como o Legislativo aprovou o projeto, a entidade protocolou um ofício na Prefeitura pedindo o ajuizamento da ADIN, o que foi acatado. E ao mesmo tempo convocou a população para aderir ao movimento contra esse benefício, considerado inconstitucional.
No ofício enviado à MATRA, a Prefeitura também encaminhou cópia das duas ações de inconstitucionalidade (ADIN), promovidas pela Procuradoria Geral do Município, além da decisão do Tribunal de Justiça do Estado. A criação do 13º salário aos vereadores, prefeito e vice-prefeito contraria dispositivos previstos nas Constituições Federal e Estadual.
Na ação, a Procuradoria do Município argumentou que a lei é inconstitucional “porque a norma da lei municipal citada, além de ser ato que origina aumento de despesas com pessoal nos últimos 180 dias do término do mandado contrariando norma infraconstitucional expressa no art. 21, parágrafo único, da Lei Complementar Federal 101/00, viola o art. 18, caput da Constituição do Estado de São Paulo, porque institui espécie remuneratória proibida no regime de subsídio dos vereadores”, o mesmo ocorrendo em relação aos benefícios concedidos ao prefeito e vice. Apenas os Secretários Municipais deverão permanecer com o benefício aprovado pelo Legislativo.
No ofício enviado à MATRA, a Prefeitura também encaminhou cópia das duas ações de inconstitucionalidade (ADIN), promovidas pela Procuradoria Geral do Município, além da decisão do Tribunal de Justiça do Estado. A criação do 13º salário aos vereadores, prefeito e vice-prefeito contraria dispositivos previstos nas Constituições Federal e Estadual.
Na ação, a Procuradoria do Município argumentou que a lei é inconstitucional “porque a norma da lei municipal citada, além de ser ato que origina aumento de despesas com pessoal nos últimos 180 dias do término do mandado contrariando norma infraconstitucional expressa no art. 21, parágrafo único, da Lei Complementar Federal 101/00, viola o art. 18, caput da Constituição do Estado de São Paulo, porque institui espécie remuneratória proibida no regime de subsídio dos vereadores”, o mesmo ocorrendo em relação aos benefícios concedidos ao prefeito e vice. Apenas os Secretários Municipais deverão permanecer com o benefício aprovado pelo Legislativo.
Mudança na operacionalização de exames no Hemocentro reduz espera por resultados
A mudança na operacionalização de exames de Plasmaproteínas no Hemocentro
da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) reduziu o tempo de espera por
resultados. A agilização aconteceu após a mudança de setor da análise, que
passou do Laboratório de Imunologia para o de Bioquímica.
Os exames de Plasmaproteínas passaram a ser feitos, há duas semanas, no
equipamento Dimension, que possui tecnologia de Imunoturbidimetria. Antes,
o aparelho BN2 utilizava a metodologia de Nefelometria para as análises.
“O Laboratório de Bioquímica funciona 24h, inclusive aos finais de semana
e feriados. Agora existe maior agilidade na liberação dos laudos. No
Laboratório de Imunologia, as análises eram realizadas apenas seis horas
por dia, de segunda a sexta”, explicou o coordenador do serviço no
Hemocentro, Mário de Lábio.
Correspondem aos exames de Plasmaproteínas: IgA, IgG e IgM (para detecção
de imunodeficiências humorais), C3 e C4 (para identificar nefrites
pós-infecção), Aslo (infecção aguda por bactéria), PCR (processos
infecciosos e inflamatórios), Fator Reumatóide (artrite reumatóide),
Transferrina (excesso de ferro no fígado), Alfa 1 (Glico Proteína Ácida –
aponta processos inflamatórios) e Microalbuminúria (indica se há
comprometimento renal em diabéticos).
Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do HMI (Hospital Materno
Infantil), onde o exame PCR Ultrassensível é realizado com frequência, o
tempo de espera, antes de cinco dias, agora tem resultado pouco depois da
coleta de sangue.
da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) reduziu o tempo de espera por
resultados. A agilização aconteceu após a mudança de setor da análise, que
passou do Laboratório de Imunologia para o de Bioquímica.
Os exames de Plasmaproteínas passaram a ser feitos, há duas semanas, no
equipamento Dimension, que possui tecnologia de Imunoturbidimetria. Antes,
o aparelho BN2 utilizava a metodologia de Nefelometria para as análises.
“O Laboratório de Bioquímica funciona 24h, inclusive aos finais de semana
e feriados. Agora existe maior agilidade na liberação dos laudos. No
Laboratório de Imunologia, as análises eram realizadas apenas seis horas
por dia, de segunda a sexta”, explicou o coordenador do serviço no
Hemocentro, Mário de Lábio.
Correspondem aos exames de Plasmaproteínas: IgA, IgG e IgM (para detecção
de imunodeficiências humorais), C3 e C4 (para identificar nefrites
pós-infecção), Aslo (infecção aguda por bactéria), PCR (processos
infecciosos e inflamatórios), Fator Reumatóide (artrite reumatóide),
Transferrina (excesso de ferro no fígado), Alfa 1 (Glico Proteína Ácida –
aponta processos inflamatórios) e Microalbuminúria (indica se há
comprometimento renal em diabéticos).
Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do HMI (Hospital Materno
Infantil), onde o exame PCR Ultrassensível é realizado com frequência, o
tempo de espera, antes de cinco dias, agora tem resultado pouco depois da
coleta de sangue.
Estudo da Saúde traça perfil de pacientes hipertensos
Estudo realizado no Hospital Ipiranga, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, traçou o perfil dos pacientes hipertensos atendidos no Ambulatório de Hipertensão Arterial. Os resultados mostram predomínio do sexo feminino (63,4%); a maioria dos pacientes (64,9%) tem mais de 50 anos e o histórico familiar de hipertensão foi positivo em 81,6% dos casos.
Durante as entrevistas, quando questionado sobre antecedentes patológicos pessoais, a dislipidemia (altos níveis de gordura circulando no sangue) foi a patologia encontrada com maior freqüência, em 46,4% dos pacientes; em seguida diabetes, em 14% dos entrevistados; acidente vascular cerebral (AVC) em 7% e infarto agudo do miocárdio em 5,6% dos pacientes.
Quanto aos antecedentes patológicos familiares, 81,6% pacientes disseram ter um familiar de primeiro grau com hipertensão, 50,7% tinham familiares com história de AVC e 35,2% com história de infarto agudo do miocárdio.
Em relação ao hábito de fumar e consumir álcool, a maioria dos pacientes negou tê-los. Sobre a prática de atividade física, 39,4% dos pacientes praticavam alguma atividade física de forma regular (três vezes ou mais por semana), e a maioria, 55%, eram sedentários. O tipo de atividade mais comum foi a caminhada.
Durante as entrevistas, quando questionado sobre antecedentes patológicos pessoais, a dislipidemia (altos níveis de gordura circulando no sangue) foi a patologia encontrada com maior freqüência, em 46,4% dos pacientes; em seguida diabetes, em 14% dos entrevistados; acidente vascular cerebral (AVC) em 7% e infarto agudo do miocárdio em 5,6% dos pacientes.
Quanto aos antecedentes patológicos familiares, 81,6% pacientes disseram ter um familiar de primeiro grau com hipertensão, 50,7% tinham familiares com história de AVC e 35,2% com história de infarto agudo do miocárdio.
Em relação ao hábito de fumar e consumir álcool, a maioria dos pacientes negou tê-los. Sobre a prática de atividade física, 39,4% dos pacientes praticavam alguma atividade física de forma regular (três vezes ou mais por semana), e a maioria, 55%, eram sedentários. O tipo de atividade mais comum foi a caminhada.
terça-feira, 23 de março de 2010
Marília pode ficar sem verba de saneamento básico
A cidade de Marília pode ficar sem verba para saneamento básico caso não entregue obras de tratamento de água e esgoto até o final de 2010. Segundo a Associação Ambientalista de Marília(Origem), o município ainda não concretizou as obras e responsáveis desconhecem da lei.
A Origem protocolou no ultimo dia 15/03, na prefeitura, documento com pedido de informações sobre as providências que o município tem tomado em relação ao serviço de esgoto e lixo na cidade. Os Planos de Saneamento Básico, segundo a Lei 11.445, devem ser elaborados, de forma participativa, até o final deste ano. Caso contrário, a prefeitura pode perder as verbas federais com destino ao saneamento. Segundo o presidente da ONG Origem, Antonio Luiz Carvalho Leme, a intenção do protocolo é mesmo forçar município a preparar estratégias para o saneamento adequado. A assessoria da prefeitura não soube informar sobre possíveis planos de saneamento.
Já o Daem (Departamento de Água e Esgoto) informou que aguarda levantamento terceirizado sobre água e esgoto.
A Origem protocolou no ultimo dia 15/03, na prefeitura, documento com pedido de informações sobre as providências que o município tem tomado em relação ao serviço de esgoto e lixo na cidade. Os Planos de Saneamento Básico, segundo a Lei 11.445, devem ser elaborados, de forma participativa, até o final deste ano. Caso contrário, a prefeitura pode perder as verbas federais com destino ao saneamento. Segundo o presidente da ONG Origem, Antonio Luiz Carvalho Leme, a intenção do protocolo é mesmo forçar município a preparar estratégias para o saneamento adequado. A assessoria da prefeitura não soube informar sobre possíveis planos de saneamento.
Já o Daem (Departamento de Água e Esgoto) informou que aguarda levantamento terceirizado sobre água e esgoto.
Ortopedista alerta sobre lesões no joelho de jovens
As patologias do joelho podem ter diferentes sedes anatômicas, e atingirem diversas faixas etárias, assim como serem causadas pelos mais diferentes fatores, como traumas esportivos, acidentes domésticos, doenças orgânicas e doenças degenerativas. O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e uma das mais lesionadas. A estrutura óssea é formada pela extremidade distal do fêmur (osso da coxa), pela extremidade proximal da tíbia (osso da perna) e pela patela (rótula). O joelho também contém fortes ligamentos que estabilizam a articulação, evitando movimentos anormais, auxiliados pelos meniscos (em número de 2: um interno ou medial e outro externo ou lateral), que além de estabilizarem o joelho, servem também como amortecedores das cartilagens. Estas, por sua vez, absorvem os impactos e choques.
Para o Prof. Dr. Marcos Henrique Ferreira Laraya, médico ortopedista e presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Exercício e Esporte, o número de lesões vem se agravando a cada dia mais em crianças entre 10 e 15 anos. Segundo o especialista em ortopedia, crianças que praticam esporte em excesso estão apresentando problemas cada vez mais graves no joelho, " no país não existe uma estatística fidedigna de lesões no joelho em crianças" afirma Laraya. Os atletas de finais de semana são os principais candidatos às lesões dos meniscos na população jovem, finaliza o médico ortopedista.
Para o professor na area de ortopedia da Famema(Faculdade de Medicina de Marilia), mulheres são mais vulneráveis as lesões, mas a atividade agressiva e condenavel muitas vezes com apoio dos próprios pais, vem levando crianças e jovens a comparecerem com mais frequência clínicas de ortpedia.
Para o Prof. Dr. Marcos Henrique Ferreira Laraya, médico ortopedista e presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Exercício e Esporte, o número de lesões vem se agravando a cada dia mais em crianças entre 10 e 15 anos. Segundo o especialista em ortopedia, crianças que praticam esporte em excesso estão apresentando problemas cada vez mais graves no joelho, " no país não existe uma estatística fidedigna de lesões no joelho em crianças" afirma Laraya. Os atletas de finais de semana são os principais candidatos às lesões dos meniscos na população jovem, finaliza o médico ortopedista.
Para o professor na area de ortopedia da Famema(Faculdade de Medicina de Marilia), mulheres são mais vulneráveis as lesões, mas a atividade agressiva e condenavel muitas vezes com apoio dos próprios pais, vem levando crianças e jovens a comparecerem com mais frequência clínicas de ortpedia.
Policiais civis estão a um passo de greve
Os delegados da Polícia Civil estão a um passo de entrar em greve, assim como os professores que estão paralisados desde o último dia 8. Para tentar forçar a abertura de negociação com o governo do Estado, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo anunciou no começo da tarde de hoje que a categoria começará a trabalhar somente em Operação Padrão, sistema pelo qual cada funcionário executa estritamente as funções de seu cargo.
Marília terá PA exclusivo para dengue
O Pronto Atendimento da zona norte de Marília terá, a partir desta semana, uma ala exclusiva para atendimento de pacientes que estão com suspeita de dengue.
Ontem, as coordenações da Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde confirmaram mais 28 casos da doença, todos autóctones (contraídos na cidade). Ao todo, são 257 casos registrados desde o início do ano.
Ontem, as coordenações da Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde confirmaram mais 28 casos da doença, todos autóctones (contraídos na cidade). Ao todo, são 257 casos registrados desde o início do ano.
Atacante do Marília pode reforçar o Palmeiras, diz jornal
O atacante Leandro Rodrigues da Silva, 23 anos conhecido como, "Leandro Love", atualmente jogador do Marília Atlético Clube (MAC), vive tão boa fase que pode não disputar a Série C do Campeonato Brasileiro de 2010. Segundo o empresário do jogador, Júlio Fressato, o destino do camisa 9 do MAC, pode ser o Figueirense (SC) ou o Palmeiras. Fressato tem boas relações com o técnico Antônio Carlos Zago, do clube paulistano, conforme noticiou o jornal "Correio Mariliense".
Love é vice-artilheiro da Série A2 do estadual, com 15 gols em 13 rodadas.
Eduardo Meira
Assinar:
Postagens (Atom)