quarta-feira, 29 de setembro de 2010

1º de outubro - Dia Internacional do Idoso

A melhor idade traz sabedoria, paciência e experiência, mas chegar a esta fase da vida acarreta mudanças na rotina de todos. Atenção e pequenas alterações de hábitos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida. Prevenção é o segredo para uma melhor qualidade de vida.
A maior causa de acidentes com idosos são as quedas e, em muitos casos estes acidentes podem causar graves fraturas, como a do quadril. Ao contrário do resto da população, pacientes idosos podem ter mais complicações com este tipo de fratura. Toda a atenção deve ser dada a prevenção de acidentes, o ambiente onde o idoso vive deve ser adaptado às suas necessidades. Banheiro, quarto e cozinha são os locais mais perigosos e onde acontece a maioria das intercorrências. A primeira dica é eliminar os obstáculos destes locais: degraus, tapetes, passadeiras, cadeiras, fios e outros itens que possam atrapalhar a passagem ou facilitar acidentes. Além disso, a necessidade de instalação de barras, principalmente nos banheiros, deve ser avaliada.
A noite é comum o idoso levantar para beber água ou ir ao banheiro. Deixar um copo de água no quarto é uma boa ideia; além disso, o caminho para o banheiro deve estar iluminado e livre de obstáculos. O calçado é outro item relevante na prevenção. Além de confortável, ele deve ser fácil de calçar e antiderrapante, evitando assim as quedas.