quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Clima: agosto foi o mês dos recordes em São Paulo

Agosto foi o mês dos recordes na cidade de São Paulo: tivemos a menor temperatura do ano e o dia mais quente do inverno. Além disso, agosto deste ano registrou o maior número de dias seguidos com baixa umidade e um dos mais secos da história. Assim, não há saúde que aguente tanta mudança. O resultado: postos de saúde lotados e reclamações por toda a parte.
Vejamos como foi o mês de agosto: até o dia 19 os termômetros da Capital paulista não chegaram aos 27°C nos dias mais quentes, sendo em nove dias a máxima ficou abaixo dos 20°C. No dia 16, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a menor temperatura do ano, com mínima de apenas 8,5°C. Já nos últimos 10 dias do mês a mudança foi brusca e os paulistanos tiveram que trocar os agasalhos pelas roupas leves. De 20 de agosto em diante, os termômetros passaram dos 27°C quase diariamente, sendo que no dia 25 tivemos a temperatura mais alta do inverno com máxima de 31,7°C.
As chuvas também não chegaram à Capital paulista e por isso, a cidade registrou um dos meses de agosto mais seco da história, com apenas 0,6mm. Segundo o Inmet, agosto de 2010 só perde para 2007 quando não choveu um milímetro sequer e para 1975 quando foram registrados 0,4mm. Pelos dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura), esse é o segundo mês de agosto mais seco dos últimos 15 anos, quando o Centro começou a fazer medições na cidade