quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Exploração de animais motiva debates

As ações na luta pelos direitos animais ganham cada vez mais força no mundo. Recentemente, a Catalunha, na Espanha proibiu as tradicionais touradas, e, em Quito no Equador, as corridas de touros foram suspensas. No Brasil, o assunto gera polêmica na medida em que tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 4548/98) com o objetivo de retirar a única proteção legal de que gozam os animais domésticos e domesticados. Mais do que os trâmites legislativos, a exploração animal faz parte de nosso cotidiano sob a forma da criação e abate de animais para vestuário e consumo (carne, leite, ovos, couro, etc), exploração e confinamento para entretenimento (circos, rodeios) e intervenções para experimentação científica (vivissecção).
Visando mudar esse cenário, a ONG VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade – trabalha para promover a defesa dos direitos animais e difundir os argumentos em seu favor. Entendendo que o respeito pelos direitos animais está diretamente ligado ao respeito pelos direitos de toda a sociedade, o VEDDAS organiza ações educativas, como o VEDDAS-MÓVEL. O projeto é um veículo multimídia que leva à população nas ruas as imagens dos bastidores da exploração animal. A organização realiza em outubro a segunda edição do ENDA - Encontro Nacional de Direitos Animais, cujo objetivo é estimular a integração entre ativistas de todas as regiões do país.
As inscrições para participar do ENDA já estão disponíveis no site do evento (www.enda.org.br ). O encontro acontece entre os dias 09 e 12 de outubro, na cidade de Porangaba, localizada a 168 km de São Paulo.