quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A televisão brasileira comemora 60 anos

Em 1950, o aparelho que uniu a voz e a emoção do rádio às imagens, a TV ocupou lugar de destaque no Brasil. Era o maior objeto de desejo das famílias de classe média no país, que acelerava seu desenvolvimento. Foi em setembro, mais precisamente no dia 18, que a televisão brasileira fez a sua primeira transmissão. O pioneirismo na América Latina deveu-se ao polêmico jornalista e empreendedor Assis Chateaubriand, dono dos Diários e Emissoras Associadas, um império de jornais, revistas e estações de rádio.
Às 10 horas desse dia histórico, surgia nas telas dos primeiros televisores importados o Show da Taba, tendo como protagonista a radioatriz Yara Lins. Depois de cumprimentar as senhoras e os senhores telespectadores, ela anunciou: “PRF 3 TV, Emissora Associada de São Paulo, orgulhosamente apresenta o primeiro programa de televisão da América Latina.” Era a TV Tupi, de Assis Chateaubriand, entrando no ar.
Poucas e privilegiadas famílias paulistanas testemunharam o nascimento da televisão no Brasil, fascinadas com as precárias imagens em preto e branco mostradas por aquele aparelho inventado nos Estados Unidos em 1936. O local escolhido foi o Automóvel Clube de São Paulo, com um banquete que reuniu 150 personalidades da época.