quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Campus Universitário - Alunos questionam alta dos preços de produtos no comércio local

Os estudantes que residem no Campus Universitário de Marília, interior de São Paulo, andam indignados com os preços de diversos produtos vendidos em alguns estabelecimentos comerciais próximo as faculdades UNIMAR,UNESP e UNIVEM. Um levantamento realizado pelo Blog Achepauta10, mostrou que mercados, bares e alguns restaurantes cobram preços elevados de seus produtos, sendo que em estabelecimentos comerciais da cidade os preços são mais em conta. Muitos dos universitários entrevistados pelo Blog, se demonstraram indignados, como é o caso do universitário Alex Golinelli, onde disse "já pagamos caro no aluguel e despesas com a faculdade, o estudante é sem dinheiro, o comércio aqui no campus deveria ter preços mais acessíveis para os estudantes e não explorar-los" completou o universitário.
Outro assunto que vem gerando polêmica entre os estudantes é em relação ao uso de cartões de crédito e débito. Uma loja de conveniência localizado em um posto de combustíveis também no campus não aceita o uso do cartão em compras com o valor abaixo de R$ 6,00 reais, forçando os consumidores sempre comprar algo que não precise para completar o valor ou até mesmo pagando acréscimo de 10% do valor do produto comprado.
As lojas não podem estabelecer limite mínimo de compras para o cartão de débito nem para o cartão de crédito segundo a Abecs(Associação Brasileira das Empresas de Cartões de créditos e Serviços), pois estas formas de pagamento são consideradas à vista. A partir do momento em que elas aceitam cartão, não podem impor limites. A dica é quando isso ocorrer em qualquer estabelecimento comercial, o consumidor pode fazer uma denúncia ao Procon, e a loja estará sujeita a fiscalização e multa.