No mundo, um terço das 205 milhões de gravidezes ocorridas a cada ano não são planejadas. No Brasil, 15,9 anos é a idade média da população feminina para a ocorrência de gravidez, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.
Pelo quarto ano consecutivo, mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina, participam do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 (26 de setembro) que este ano tem como tema “Sua Vida Sua Responsabilidade”. A data é promovida por organizações não-governamentais e sociedades médicas internacionais com apoio mundial da Bayer Schering Pharma. O site da campanha é www.vivasuavida.com.br.
A gravidez na adolescência gera impacto físico, emocional, familiar e social. De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas, um terço das 205 milhões de gravidezes ocorridas a cada ano não são planejadas. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a América Latina registra anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e 2 milhões com idades entre 15 e 19 anos. Já no Brasil, estudo do Ministério da Saúde revela que 15,9 anos é a idade média da população feminina para a ocorrência de gravidez.
A campanha será promovida, no Brasil entre os dias 22 e 28 de setembro, quando adolescentes de diversas cidades participarão de palestras e ações educativas com o objetivo de receber orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva, além de conhecer as suas responsabilidades para a prevenção da gravidez não planejada.