quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estabelecimento exige valor mínimo para compra com cartões

Um estabelecimento comercial localizado dentro de um posto de combustíveis no campus universitário em Marília-SP, vem a tempos cobrando taxa mínima de R$6,00 para compras efetuadas com cartões de débito ou crédito. Os consumidores na maioria deles estudantes vê muitas vezes obrigado a adquirir mais produtos para poder efetuar pagamento com cartão. Constrangido, tolhido de sua liberdade de compra e economia particular, o consumidor, na melhor das hipóteses, deixa de comprar o que desejava. Em alguns produtos, o estabelecimento cobra 10% do valor a mais do produto se a compra for efetuada com cartão, seja ele débito ou crédito.
Infelizmente, na maior parte das vezes, configurando total falta de respeito para com o consumidor, que desamparado e até desesperado, acaba por comprar mais que o necessário.
Esta prática configura verdadeira venda ilegal, usura por parte das empresas, pois obriga o consumidor a comprar outras mercadorias, até que se atinja o limite mínimo exigido pelo estabelecimento comercial. Esta prática é costumeira dos estabelecimentos comerciais, e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.