A aplicação de radiação no tratamento de tumores está sendo feita através do método IMRT (Intensity Modulated Radioterapy) na Oncoclínica da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Trata-se de software instalado para funcionamento junto ao equipamento de acelerador linear de radioterapia.“A vantagem da aplicação de radiação pelo método IMRT é a redução dos efeitos colaterais, uma vez que a precisão aumenta. Poucos serviços de radioterapia utilizam o procedimento com intensidade modulada, uma vez que o SUS (Sistema Único de Saúde) e os convênios não pagam. Mesmo assim a
nossa Instituição vem fazendo este procedimento. Um tratamento como este em serviço particular custa aproximadamente R$ 20 mil”, explicou o médico radio-oncologista da Oncoclínica da Famema, Gustavo Viani.
A radioterapia por IMRT pode ser feita em qualquer órgão, mas estudos apontam que em tumores de cabeça e pescoço e próstata as aplicações fazem a diferença. Para iniciar o método, a equipe de profissionais da Oncoclínica precisou passar por treinamento. Profissionais dos hospitais Albert Einstein e A. C. Camargo de São Paulo foram contratados pela Famema para a operacionalização do IMRT.
fonte FAMEMA