O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou na ultima terça-feira, um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Datafolha que comprova a insatisfação dos usuários de planos de saúde. De acordo com a pesquisa, as reclamações mais comuns estão relacionadas com a demora no atendimento ou fila de espera, para 26%. Os entrevistados também reclamam das poucas opções de médicos, hospitais e laboratórios (21%) disponíveis para o atendimento de suas necessidades. Outros 14% relatam que tiveram que buscar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da negação de cobertura ou por restrição de atendimento. O custo das mensalidades é considerado abusivo por 66% e o número de hospitais disponíveis também é motivo de insatisfação para 69%. Outro dado alarmante é o relato da cobrança de valores adicionais, além da mensalidade, apontada por 19% dos entrevistados.
Um outro estudo realizado pelo Datafolha, encomendado pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), com o apoio do CFM, mostrou que a maioria absoluta dos profissionais brasileiros denuncia interferências das empresas na autonomia dos profissionais. O médico que trabalha com operadoras de saúde atribuiu, em média, nota 5 para as operadoras, numa escala de zero a 10. E 92% dos médicos entrevistados afirmaram que os planos de saúde interferem em sua autonomia profissional.
Fonte: Pesquisa Datafolha para CFM.