A sua noite de sono pode não ser tranquila se você dormir com ventiladores de mesa no quarto. A PROTESTE Associação de Consumidores testou cinco modelos de mesa com 30 cm de diâmetro – Arno Turbo Silêncio 30, Britânia Protect Turbo 30, Faet Super 30, Mallory Security Black e Mondial Premium NV-31, e encontrou problemas graves de segurança. Em caso de curto-circuito, se houver aquecimento excessivo do equipamento, faltará resistência ao calor e ao fogo, o que poderá provocar um princípio de incêndio. A Associação já havia testado os ventiladores em 2005 e, na ocasião, todos os modelos testados foram eliminados por questões de segurança. Neste novo teste houve um único resultado aceitável, o modelo da Arno, e mesmo assim só para uso supervisionado. Nada de dormir com o aparelho ligado.
Foram avaliadas a eficiência da ventilação e a segurança. E checado se os produtos ofereceriam segurança elétrica, se pegassem fogo em caso de curto-circuito ou mau contato. Também foi verificado se permitiriam acesso às chamadas partes vivas do aparelho, como a fiação do motor (na instalação ou no uso) e as hélices, durante o uso.
Os modelos da Arno e da Britânia foram os únicos ventiladores que impediram a propagação do fogo para todo o aparelho, diminuindo o risco de incêndio após curto-circuito ou mau contato. O modelo da Arno suportou uma temperatura de 550°C sem que invólucro e o eixo da chave pegassem fogo.
fonte Pro teste