sexta-feira, 6 de maio de 2011

Campanha Nacional busca desarmar população

Campanha Nacional do Desarmamento 2011, Tire uma arma do futuro do Brasil será lançada nesta sexta-feira (6), na cidade do Rio de Janeiro, pelo Ministério da Justiça (MJ). O objetivo é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. A ação será feita em parceria com instituições e organizações da sociedade civil.
Para estimular e facilitar o recolhimento, a campanha apresenta quatro novidades: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização da arma já no ato da entrega; a agilidade no pagamento da indenização (depois de 24 horas até, no máximo, 30 dias após a entrega); e a ampliação da rede de recolhimento, além das delegacias da Polícia Federal, outros locais serão credenciados gradualmente pelo MJ.
De acordo com o Mapa da Violência, divulgado no final de fevereiro, a realização de campanhas de desarmamento feitas anteriormente contribuíram para a redução da taxa de homicídios no País, com diminuição de até 50% no índice de mortes em algumas regiões. Os levantamentos oficiais também confirmam que 80% dos crimes ocorridos no Brasil são com armas adquiridas legalmente. Outro dado importante revelado pelas pesquisas: a arma de fogo mais utilizada é o revólver calibre 38.
fonte Secom - Presidência da República