terça-feira, 24 de maio de 2011

Aluguéis subiram 2,2% em abril na Capital

Os contratos novos de aluguel assinados na cidade de São Paulo em abril registraram aumento médio de 2,2% em relação aos preços de março, segundo levantamento mensal do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Com essa alta, o acréscimo acumulado nos últimos 12 meses foi de 15,82%.
Os tipos de imóveis que tiveram maiores aumentos nos valores de locação residencial no mês de abril foram as unidades de 3 dormitórios, que tiveram elevações médias da ordem de 2,5%, frente a março. O custo das moradias de 1 e 2 quartos subiu um pouco menos: 2% e 2,2%, respectivamente, no mesmo período.
O fiador foi a modalidade de garantia mais utilizada pelos proprietários e inquilinos, respondendo por 51% dos imóveis locados. O depósito de até 3 meses de aluguel também foi muito usado (29% das locações efetivadas), enquanto o seguro-fiança viabilizou cerca de 20% das moradias alugadas. Os imóveis alugados mais rapidamente foram os sobrados e as casas, que foram locados em um período médio de 12 a 30 dias. Os apartamentos tiveram desempenho inferior: o IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede em número de dias quanto tempo um imóvel vago demora para estar alugado, oscilou entre 18 e 37 dias.
fonte Secovi-SP