A circulação de cédulas falsas de Real ainda é um problema para comerciantes de todo o país. Na tarde desta quarta-feira(27), um dos funcionários de um mercado localizado no campus universitário em Marília-SP, descobriu uma nota falsa de R$10,00 reais, sendo que só nesta semana já é a segunda nota falsa em circulação no estabelecimento, a outra cédula falsificada era de R$100,00 reais. Segundo a funcionária que trabalha no caixa do mercado, outros estabelecimentos localizado no campus universitário também vem recebendo cédulas falsas. A quantidade de dinheiro falso em circulação ainda é considerada alta pelo BC. Enquanto isso, o mercado perde com as notas adulteradas que são utilizadas diariamente.
Cerca de 60% das cédulas falsas não possuem marca d’água e 40% das falsificações são obtidas a partir da lavagem de cédulas de menor valor.
Ao suspeitar que o dinheiro é falso, quem recebeu deve registrar ocorrência em delegacia de polícia e encaminhar o boletim e a nota a uma central de atendimento do BC. Ao receber uma cédula de papel, confira sempre os principais elementos de segurança marca d´água, registro coincidente, imagem latente e o alto-relevo em algumas áreas da nota. A falsificação de dinheiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tenta colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento da sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
As informações sobre notas falsas podem ser obtidas através do site www.bcb.gov.br
reportagem Eduardo Meira