quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alerta sobre variação no vírus causador da catapora

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, comum na infância. Causada pelo vírus varicela-zóster, a catapora é em geral, uma doença benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas na pele e coceira intensa. Somente no ano de 2009, foram registrados 7.901 casos, com 1.315 surtos e 7 óbitos, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica. No ano de 2010 um novo surto da doença chegou a preocupar cidades do Interior de SP e Minas Gerais, registrando 1.572casos até o mês de setembro.
A catapora também pode trazer algumas complicações. As mais frequentes são pneumonia e encefalite. Osteomelite, artite e varicela hemorrágica são menos comuns, mas quando ocorrem podem levar à morte em pouco tempo.
Segundo o pediatra e neonatologista do Hospital Albert Eisten e do Instituto Saúde Plena, doutor Jorge Hubberman, mesmo após a cura da Varicela o vírus permanece latente no corpo podendo se reativar causando uma nova doença, a Herpes-Zoster.
A vacina de prevenção é recomendada em dose única após o primeiro ano de vida da criança e, em adolescentes suscetíveis (baixa imunidade/ doenças crônicas) são recomendadas duas doses. Em geral, a imunidade após um episódio de catapora é permanente, sendo rara a ocorrência de uma nova infecção.
fonte: Time Comunicação Ltda