terça-feira, 26 de outubro de 2010

Feriado prolongado pode prejudicar segundo turno das eleições 2010

No próximo domingo (31), acontece o segundo turno das eleições 2010, onde definirá o futuro do novo presidente do país - Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) competem pelo cargo além de governadores de nove estados.
Mas acompanhado das eleições está o feriado prolongado de 2 de novembro, onde muitos procuram por praia, campo ou cidade grande, é uma ótima oportunidade para quem quer tirar alguns dias para descansar e curtir as belezas desse nosso país. Além disso alguns estados vem adiando em um dia a comemoração do Dia do Servidor Público celebrado no dia 28 de outubro, uma quinta-feira. Com isso, os funcionários terão um feriado prolongado entre o dia 29, sexta-feira e o dia 2 de novembro, terça-feira, Feriado de Finados. Mas isso pode atrapalhar a votação, já que muitos irão se deslocar de suas regiões de votação, podendo então justificar os votos, ou seja, o número de votos nulos será bem grande este ano. Votar em branco ou votar nulo é praticamente a mesma coisa, ambas atitudes resultam na invalidação do voto. O voto em branco não vai para nenhum candidato, ele é considerado inválido.
O eleitor que não votar nem justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral incorrerá em multa imposta pelo Juiz Eleitoral.

Reportagem Eduardo Meira