quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Emprego na indústria paulista tem crescimento de 5%

Com 13.500 vagas abertas em setembro (+0,52%), a indústria paulista reforça a expectativa de crescimento recorde em 2010. Segundo apuração da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), apesar da fase mais atenuada da geração de emprego, o índice deverá encerrar o ano com alta de 5% sobre 2009 – a maior taxa dos últimos cinco anos. O dado com ajuste sazonal aponta avanço de 0,1% no mês, taxa que vem caindo nas últimas medições, mas que indica um bom setembro diante da série histórica da pesquisa. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Fiesp/Ciesp.
Em setembro, 18 dos setores analisados pela pesquisa (80%) tiveram comportamento positivo na geração de emprego. A atividade com melhor desempenho no período foi a produção de móveis (1,9%). Produtos diversos fechou com alta de 1,4%, empatado com equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.
O setor de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis liderou as baixas no mês, com fechamento de 1,2% das vagas de trabalho. Produtos farmoquímicos e farmacêuticos apresentou queda de 0,2%, assim como produtos alimentícios.Quanto ao comportamento das Diretorias Regionais, a maioria (28) teve aumento no quadro de funcionários, seis fecharam vagas e duas ficaram estáveis. O destaque fica com Matão (3,02%), região que mais contratou. Sorocaba aparece em segundo lugar com acréscimo de 1,69%, seguida por Diadema, que avançou 1,29% no período.
Entre as regiões com desempenho negativo, Jaú teve o pior resultado do mês, com queda de 1,13%. As outras duas regiões com maior redução de empregos foram Botucatu (-0,58%) e Bauru (-0,57%).
Fonte:Fiesp