Os eleitores que trabalharam como supervisores e mesários no primeiro turno das eleições, que ocorreu no dia 3 de outubro, estão convocados para prestar o mesmo serviço no segundo turno, em 31 de outubro. Cada seção eleitoral é composta de um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente. A Justiça Eleitoral conta, para este ano, com 2.181.622 mesários, distribuídos em todos os municípios do País e em 154 cidades no exterior.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, houve, nas eleições de 2010, um aumento de 500 mil profissionais em relação às eleições municipais de 2008, que contaram com 1,6 milhão de trabalhadores nas mesas de captação de votos e de justificativa eleitoral.
A legislação determina que os mesários têm direito a duas folgas por dia trabalhado. Os empregados convocados mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral serão dispensados do serviço público ou privado e descansarão, sem prejuízo salarial, o dobro dos dias da convocação. Além disso, ele terá preferência no desempate em alguns concursos públicos, desde que esteja previsto no edital, auxílio-alimentação e utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar.