O mês de setembro terminou e o número de focos de incêndio no Brasil registrado foi 357% maior do que registrado no ano anterior. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número mais que triplicou, no mesmo período do ano passado haviam sido registrados 15.567 focos de incêndio em todo o país e este ano chegou aos 55.621 focos.
Os Estados com maiores registros de queimadas foram: Mato Grosso com 18.460 focos, Tocantins 8.744, Pará 6. 919 e Goiás com 4.697. Segundo a SOMAR Meteorologia, o grande número de focos no mês de setembro foi ocasionado, principalmente, ao tempo seco e ao atraso das chuvas, por causa do fenômeno La Niña.
Mas há a expectativa que a situação comece já a se normalizar com o retorno das chuvas na maior parte do país, no início deste mês. Os Estados de Goiás e Mato Grosso, devem ter pancadas de chuvas mais isoladas. Já no Pará e Tocantins a preocupação persiste, isso porque o tempo deve seguir seco e as temperaturas em elevação, com previsão do retorno das chuvas regulares somente a partir de novembro.