Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no último dia 14, as mortes por doenças crônicas caíram 17% no Brasil. Deste grupo participam pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, neoplasias e diabetes.
No caso do diabetes, o crescimento foi de 10% na incidência do tipo 2 da doença, e segundo o órgão, a doença está ligada principalmente à obesidade e ao histórico familiar. Entre 2006 e 2009 ao número de obesos foi de 11,4% para 13,9% da população.
Dados do IBGE também comprovam que a obesidade aumentou de 20 anos para cá. Diante da situação, a população vive em busca de métodos para emagrecer e, consequentemente, diminuir os riscos de doenças crônicas. Porém, não são todos que conseguem alcançar o peso ideal. Quem sente dificuldades em perder peso só com dieta e exercícios acaba desistindo e convivendo com a obesidade e com todas as doenças que podem vir junto com ela.
Dentre tantos métodos para emagrecer, o Sistema de Balão Intragástrico (produto aprovado pela ANVISA), funciona como um auxiliar na perda de peso.
O produto é um dispositivo cilíndrico de silicone, colocado por via endoscópica dentro do estômago, preenchido com soro fisiológico estéril, cujo volume será ajustado de forma individual dentro do estômago, que pode variar entre 400 e 700 ml. O tratamento dura até seis meses, proporciona uma sensação de saciedade precoce, e não impede que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos pelo corpo.
fonte Ministério da Saúde