Ao comprar produtos típicos das ceias de Natal e de Ano Novo, o consumidor deve ficar atento para que perus, frangos temperados, chesteres, lombos suínos e todos os produtos que levam ingredientes de origem animal tenham na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). A identificação certifica que os procedimentos adotados na produção o alimento seguiram as normas estabelecidas pelo governo.
Vinho, espumante, sucos e refrigerantes também precisam seguir os processos de fabricação indicados pelo Ministério da Agricultura. Os produtos registrados apresentam no rótulo uma identificação que começa pela sigla do estado de origem seguida de 11 números. O consumidor também deve observar os dados do fabricante, que são obrigatórios.
Nozes, amêndoas, castanhas, amendoins e pistaches podem abrigar substâncias nocivas à saúde, como a aflatoxina (produzida por um fungo), que aparece quando o produto não foi bem secado depois de colhido ou ficou armazenado em lugar úmido. O mais seguro é comprá-los empacotados, com informações de fiscalização e procedência na embalagem. A dica vale também para as frutas cristalizadas e secas.
fonte agricultura.gov.br