De acordo com um levantamento IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 50% da população com mais de 20 anos está acima do peso, sendo que quase 17% das mulheres e 12,5% dos homens são obesos. Os malefícios do sobrepeso são amplamente divulgados, porém, poucas pessoas sabem que esse transtorno pode levar à infertilidade e a uma série de disfunções urológicas, incluindo a impotência.
Especificamente no caso dos homens, a produção de testosterona, hormônio responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas, além da normalidade das funções e do desempenho sexual, cai drasticamente. As dificuldades para gerar filhos têm relação direta com o aumento alarmante da obesidade no mundo todo e, em cerca de 42% dos casos, há fatores masculinos envolvidos nos problemas de infertilidade dos casais.
Estudos recentes realizados pela Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, indicam que, em cada cinco homens saudáveis com idade entre 18 e 25 anos, apenas um produz uma quantidade de espermatozóides normal e desejável, de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).