Os empresários paulistas estão otimistas com as vendas de Natal e esperam faturar 6,7% a mais do que no ano passado e 33% deles afirmam terem estoques maiores do que em 2009. Os dados fazem parte da Sondagem de Vendas Pré-Natal, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) com empresários da Região Metropolitana de São Paulo.
De acordo com a sondagem, 43% das empresas estão realizando algum tipo de ação promocional para incentivar as vendas nesta época do ano. Os descontos especiais são a estratégia mais comum, adotada por 58% das empresas. Ofertas especiais como o produto do dia ou o produto da semana, são utilizadas por 21% das empresas, os sorteios e distribuição de brindes são a opção escolhida por 13% das lojas e 8% afirmam que estão realizando vendas parceladas sem cobrar juros. As propagandas publicitárias para estimular o consumo são utilizadas somente por 32% das empresas da região. Com relação as contratações temporárias, cada empresa da Região Metropolitana contratou, em média, três funcionários e 89% delas deve efetivar ao menos um deles ao término das festas.
Confirmando a tendência cada vez maior de uso do cartão de crédito, como demonstrado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), também realizada pela Fecomercio, os empresários esperam receber 59% dos pagamentos por meio do cartão de crédito. Os pagamentos à vista realizados com dinheiro, cheque ou cartão de débito devem responder por 31% do total das vendas, enquanto os pagamentos à prazo realizados por meio de financeiras ou carnes de prestação e os pagamentos feitos com cheques pré-datados devem representar, respectivamente, 5% e 4%.
fonte: Fecomercio