Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, detectou erros quantitativos em 19 lotes de produtos mais consumidos em festas natalinas, dentre os 104 examinados, no primeiro dia da “Operação Boas Festas”. Os exames continuam nesta terça-feira (7/12), das 8h às 14h, com enfeites natalinos (festão, papel de presente, toalhas, guardanapos, cordão e fita decorativa), vinho e espumante, veja os endereços: http://www.ipem.sp.gov.br/pdf/fiscalizacao_natal.pdf.
Nos dois dias da operação serão fiscalizados mais de 200 lotes de itens como frutas secas, panetone, chocolates e biscoitos em embalagens natalinas, dentre outros, simultaneamente nos laboratórios do Ipem-SP em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.
Em operação semelhante realizada em 2009, 27 (13,23%), dos 204 lotes fiscalizados pelo Ipem-SP apresentaram erros quantitativos.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.
No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.