Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, doença que no Brasil deve alcançar cerca de 489.270 mil novos casos somente em 2010.
Com o contínuo crescimento populacional e com o aumento da expectativa de vida, a população se viu mais exposta a essa doença. Apesar disso, existe novas perspectivas para o tratamento do câncer. Nos últimos vinte anos, os diagnósticos e tratamentos para os diversos tipos de cânceres sofreram transformações expressivas, e modernos métodos de imagem, análises bioquímicas e métodos de biologia molecular têm permitido um diagnóstico cuidadoso e um acompanhamento preciso durante o tratamento.
Atualmente se observa um avanço dos estudos no campo da genética, para a possível identificação das mutações em genes, que possam levar ao desenvolvimento dos cânceres de pele, de pulmão e de mama no futuro.
São estudos importantes, que alinhados a hábitos saudáveis, prevenção e detecção precoce da doença, poderão fazer com que muito mais pessoas consigam a cura para a doença.