sexta-feira, 8 de julho de 2011

Exposição sobre bomba atômica chega a Botucatu

A Associação Paulista de Medicina (APM) Regional Botucatu recebe, a partir do dia 1º de agosto, a exposição “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!”. A abertura do evento, que acontecerá no mesmo dia, às 20h, contará com uma webconferência entre a APM Botucatu e o Museu da Paz em Hiroshima, no Japão. Também haverá o depoimento presencial de um dos sobreviventes da bomba, o diretor-presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz (Associação das Vítimas da Bomba Atômica), Takashi Morita, que tinha 21 anos na época. Segundo o diretor da 7ª Distrital da APM, Eduardo Curvello Tolentino, esta é uma exposição bastante esperada na região, que possui muitos descendentes de japoneses. “Apesar de triste, é uma história muito bonita e que deve ser revista e divulgada. A força do ser humano e o sofrimento causado pela bomba têm que ficar registrados.”
A presidente da Regional, Irene Pinto Silva Masci, que morou por muitos anos em uma das colônias japonesas de Botucatu, ressalta que o foco da exposição é a busca pela paz, com ênfase especial nas crianças. Para isso, haverá um concurso diferente para cada idade, todos falando sobre a paz.
A exposição “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer” contém cerca de com 30 pôsteres, imagens, textos informativos e cinco vídeos sobre os lançamentos das bombas atômicas, após o fim da Segunda Guerra Mundial, ocorrido há 65 anos. Todo o material veio do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima, e já passou por São Paulo, Jales e Catanduva. Em Botucatu, o material ficará disponível até o dia 31 de agosto. O endereço da Regional é Rua João Passos, 326, Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3882-1442