sexta-feira, 1 de julho de 2011

Capital reduz homicídios em 34% e lidera queda no Estado

Nenhum dos fatores que, no passado, favoreciam o aumento da violência na capital - a população superior a 11 milhões de habitantes, as desigualdades sociais ou a mistura de culturas regionais - impediu que São Paulo liderasse a redução dos homicídios no Estado. De janeiro a maio, o número de crimes contra a vida na capital caiu 33,73% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado. Foram 198 mortes a menos, de acordo com as Estatísticas Mensais da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. No Estado, a redução média dos homicídios foi de 14,73%. De janeiro a maio de 2011, foram registrados 389 homicídios dolosos na capital, contra 587 até maio do ano passado. No comparativo de 12 meses - de junho de 2009 a maio de 2010 e junho de 2010 a maio deste ano -, a capital apresentou um recuo de 22,13% nas mortes intencionais, com 283 casos a menos em relação ao mesmo período.
Com a decisiva colaboração da capital, o Estado mantém, nos cinco primeiros meses de 2011, pela primeira vez na história recente, taxa de 9,73 homicídios por grupo de 100 mil habitantes - fora da chamada zona de epidemia de homicídios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera epidêmicas as taxas acima de 10/100 mil habitantes/ano.
A Secretaria da Segurança Pública atribui a contínua redução das mortes intencionais em todo o Estado à investigação, identificação e prisão dos autores de homicídios, à melhoria da gestão policial, com aumento do número de policiais militares nas ruas, ao recolhimento de armas ilegais e ao investimento do Estado em segurança pública, inteligência policial e tecnologia da informação.
fonte Secretaria de Comunicação / SP