segunda-feira, 28 de março de 2011

Coleta de destinação de pneus inservíveis no Brasil atinge mais de 310 mil toneladas em 2010

A indústria pneumática coletou e destinou 311.554 toneladas de pneus inservíveis em 2010, o que representou um volume 25% superior em relação ao ano anterior. O total do ano passado representa 20,23% do montante acumulado desde 1999 (1,54 milhão de toneladas), quando teve início o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, que hoje é administrado pela Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelas fabricantes de pneus, com o objetivo de fortalecer os esforços de coleta e destinação. A Pirelli, empresa líder do setor, com cinco fábricas instaladas no Brasil, colabora com o financiamento da instituição, que é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.
Em 2011 a Pirelli e os demais fabricantes de pneus irão destinar US$ 41 milhões à Reciclanip, quantia 20% maior em relação ao total aplicado no ano passado, e que representa 33% de todo o aporte financeiro acumulado nos últimos 11 anos, que é de US$ 124 milhões. Estes dados apontam o crescimento dos esforços de um setor que praticamente liquidou todo o seu passivo ambiental.
No momento que a sociedade inicia a discussão sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o setor de pneus é um bom exemplo, pois possui um grande know-how em coleta de produtos inservíveis, logística de transporte e destinação ambientalmente correta.
fonte FSB Comunicações - SP
foto internet