sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pé torto congênito e Pé Plano Valgo, com Prof.Dr. Lélio Carli Batista

A queixa de que a criança apresenta "Pé Chato" é uma das mais comuns no consultório do ortopedista. O termo "Pé Chato", no meio médico, também é conhecido como Pé Plano Valgo; entretanto a denominação mais correta é Pé Plano Valgo Flexível. Esta é uma situação que acomete a maioria das crianças até os 3 ou 4 anos de idade, quando começa a ocorrer a absorção desta gordura e o desenvolvimento do arco do pé.
Outra deformidade do pé é o Pé Torto Congênito. A deformidade é em flexão plantar do tornozelo (também chamado de pé equino), inversão do tornozelo e adução do antepé. A etiologia é desconhecida e normalmente não é acompanhada de outras deformidades.
Em entrevista ao programa Saúde Marília, apresentado pelo professor doutor Milton Marchioli, o professor e médico ortopedista Lélio Carli Batista, docente das faculdades de medicina da Famema e Unimar, falou sobre Pé Plano Valgo e Pé Torto Congênito. "O arco longitudinal se desenvolve na maioria das crianças entre os 3 e 5 anos de idade, mas aproximadamente 10%-15% da população o Pé Plano Valgo ou Pé Chato persiste até os 10 anos de idade", explicou o docente de ortopedia da Famema.
Em relação ao tratamento do Pé Plano Valgo, afirma o docente da Famema que "apenas exercícios de fortalecimento com caminhadas na areia e ou na grama durante o crescimento do menor é necessário para desenvolvimento do arco plantar".

Leia a entrevista completa em http://unimedmarilia.tempsite.ws/revista/informativoListar.asp?id=173