quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lu Alckmin lança um Polo da Escola de Moda na região de Marília

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, assinou nesta terça-feira, 25, no Palácio dos Bandeirantes, o Protocolo de Intenções para implantação de 56 Polos da Escola de Moda na capital e no interior. Na região de Marília, uma cidade será contemplada com o projeto: Quatá.
“A origem dos Polos se deu em função da grande procura pelo curso de Corte, Costura e Modelagem da unidade da Escola de Moda do Parque da Água Branca. Em apenas alguns dias, todas as vagas para este ano haviam sido preenchidas. Então decidimos expandir o projeto, ampliando assim o número de vagas, em unidades estrategicamente espalhadas pela capital e pelo Estado”, explica a primeira-dama.
O processo de seleção dos locais dos Polos se deu por dois fatores: cidades com até 100 mil habitantes (exceto as localizadas na região metropolitana de São Paulo) e entidades com reconhecido trabalho social. Ambas estrategicamente localizadas e que possam capacitar a região onde estão. “Cada município e entidade sede encaminhou duas costeiras que foram capacitadas por nós, em julho, no Fundo Social”, ressaltou Lu Alckmin. O próximo passo será a entrega de documentação por parte das entidades e das Prefeituras para que um convênio entre as partes seja firmado. O Fussesp repassará um Kit, contendo 10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábua de passar e ferro; conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte técnico e acompanhamento durante o curso (feito pelas assistentes sociais) e repasse de cerca de R$ 21 mil para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). O valor só pode ser utilizado para compra de itens pré-determinados no convênio, como: fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos etc.
Em contrapartida, as Prefeituras e entidades serão responsáveis pela disponibilização e custeio do espaço, pagamento dos instrutores e manutenção do maquinário. O curso oferecido será Corte, Costura e Modelagem. Para participar basta ter mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima. Todos os alunos recebem auxílio transporte.