Doze toneladas de lixo eletrônico arrecadadas em 11 meses. Esse o resultado parcial da Campanha Lixo Eletrônico lançada em novembro de 2010 pelo Projeto Meu Brasil (www.projetomeubasil.com.br) em parceria com a rede de escolas de informática Microcamp (www.microcamp.com.br). Os números estão abaixo das expectativas dos organizadores que previam conseguir no mínimo 20 toneladas em um ano, prazo que se encerra em novembro próximo. Os números, segundo Bruno Pinheiro, um dos organizadores do evento, demonstram a falta de consciência da população de que é possível dar um destino social e ecologicamente correto aos resíduos eletrônicos, porque muita coisa pode ser reutilizada. Para chamar a atenção da população, a campanha foi lançada com um grande apitaço na rua Santa Efigênia, principal área de comércio de eletrônicos no centro de São Paulo, com a participação de cerca de 600 pessoas. Para a arrecadação, foram disponibilizados mais de 50 postos de coleta na cidade de São Paulo, além de dezenas de outros espalhados por várias cidades do país. Também foram distribuídas 100 mil cartilhas de conscientização.
Outra ação feita para aumentar o engajamento da população, foi a criação de uma página dentro de site do Projeto Meu Brasil dedicada à campanha. Ali o internauta fica sabendo tudo sobre a campanha: o que é considerado lixo eletrônico, como ajudar, qual o destino do material recolhido, os pontos de coleta.
Para despertar ainda mais a conscientização pública, a Microcamp lançou o 2º Prêmio Microcamp de Jornalismo – Lixo Eletrônico: como fazer a destinação correta, premiando os melhores trabalhos sobre o tema, em três categorias: online, impresso e telejornalismo. As inscrições do prêmio vão até o dia 15 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelo site premio.microcamp.com.br
fonte: Microcamp