terça-feira, 18 de outubro de 2011

Enem mobiliza mais de 5 milhões de estudantes

Em 22 e 23 de outubro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em 1.599 municípios. O número de participantes confirmados para esta edição é de 5.366.780. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Enem, prevê que mais de 400 mil pessoas vão trabalhar na avaliação em todo o País. São 59 universidades federais que vão usar, em alguma etapa do processo de seleção, ou como parte da nota, a pontuação no exame. As notas do Enem também serão usadas como única forma de seleção por 48 instituições de ensino superior que confirmaram a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é um sistema informatizado, sob gerência do MEC, que seleciona novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Enem. Além de ser porta de entrada para instituições de ensino do País, inclusive a maioria das universidades federais, o resultado do Enem pode ser usado como instrumento para certificação de conclusão do ensino médio, e é pré-requisito para solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) desde 29 de julho deste ano. Além disso, para concorrer a vagas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) também é necessário bom desempenho no exame.
Temas - O primeiro dia de provas será dedicado aos temas Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e terá duração de 4h30; no segundo dia os temas serão Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, e a duração é de 5h30. As provas começarão às 12h, conforme horário de Brasília.
Hotsite - Os candidatos podem solucionar dúvidas no hotsite do Enem (www.enem.inep.gov.br). Outro serviço disponível é o acesso ao cartão de confirmação da inscrição, que será fundamental para quem não tenha recebido pelos Correios. Os resultados individuais também serão publicados na página do Enem na internet.