segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alta da inadimplência dos consumidores pode se estender para além do primeiro semestre

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor cresceu 1,7% em fevereiro de 2011, o sétimo avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 97,8. Este resultado sinaliza que a inadimplência do consumidor deverá continuar se elevando ao longo do primeiro semestre de 2011, podendo estender esta trajetória de elevação para os meses iniciais do próximo semestre.
O maior grau de endividamento dos consumidores, a elevação da inflação, o encarecimento do crédito e as perspectivas de um crescimento mais brando da economia e do mercado de trabalho neste ano de 2011, devem proporcionar maiores dificuldades para as pessoas honrarem seus compromissos, pressionando os níveis de inadimplemento a curto e médio prazos. Vale ressaltar que, apesar da sequência de elevações, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor ainda permanece abaixo do nível 100 (o que sinaliza um patamar inferior ao padrão histórico brasileiro) e, desta forma, a elevação dos níveis de inadimplemento dos consumidores não configuraria, por ora, descontrole, mas um movimento de retorno aos patamares históricos.
fonte e texto: SERASA S/A